CFM com duas novas automotoras

Os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), contam a partir de hoje com novo equipamento ferroviário de transporte de passageiros na cidade de Maputo. O meio de transporte foi inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Ao todo, são duas automotoras, 34 carruagens e 150 vagões de carga, um sistema de controlo independente, adquiridos no âmbito do plano trienal da empresa CFM, que prevê a aquisição de 90 locomotivas para a região Sul e Centro, avaliado em 95 milhões de dólares norte-americanos. As duas auto-motoras podem transportar 633 passageiros por cada viagem.

As locomotivas possuem carruagens restaurante para viagens longas e as máquinas vão dinamizar o transporte de passageiros.

No acto de inauguração, o Presidente da República e outras figuras presentes ao evento, fizeram uma pequena passeata até a estação da Machava, onde visitaram as instalações e regressaram a Estação Central de Maputo.

Durante o discurso de inauguração, o PR desafiou o pelouro dos transportes e comunicações a reactivar também os transportes marítimos de cabotagem à escala nacional para assegurar uma maior mobilidade dos cidadãos e de mercadorias.

Estas carruagens se juntam a outras 150 inauguradas em Fevereiro deste ano, na cidade da Beira.

Entretanto, em 2019, os CFM investiu 37,5 milhões de dólares para reforçar o material circulante com a aquisição de cinco locomotivas novas e 300 vagões-plataforma.

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?