Acidente de viação mata 22 pessoas e fere 50 no Dondo -Sofala

Horácio João

 

Pelo menos 22 pessoas morreram e outras 50 contraíram ferimentos, entre graves e ligeiros, na sequência de um aparatoso acidente de viação ocorrido ao princípio da noite deste domingo, ao longo da Estrada Nacional número Seis, que liga a cidade da Beira à vila fronteiriça de Machipanda, concretamente na área da jurisdição da cidade do Dondo, em Sofala.

Dados apurados pela zebrando, junto das autoridades sanitárias daquela urbe avançam que todos os corpos foram inicialmente depositados no Centro de Saúde local, mas devido a falta de capacidade de sua conservação, uma vez que a morgue local tem espaço apenas para seis cadáveres, os restantes finados foram evacuados para a casa mortuária do Posto de Saúde da Açucareira de Moçambique, no Posto Administrativo de Mafambisse.

Entre os óbitos oficialmente confirmamos, três são crianças, das quais uma de sexo masculino e dois feminino, enquanto os restantes 19 são adultos, sendo oito mulheres e 11 homens.

No que se refere aos feridos, 12 se apresentam clinicamente graves e, por conseguinte, foram imediatamente transferidos ao Hospital Central da Beira para os cuidados intensivos e outros tiveram tratamento ambulatório.

O Presidente do Conselho Municipal do Dondo, Manuel Chaparica, confirmou que o referido acidente envolveu um autocarro do Transporte Municipal do Dondo, com a chapa de inscrição AGT 735 MC, que cerca das 18 horas circulava com mais de 90 passageiros no sentido Mutua-Beira.

Chegado numa ponte sobre o rio Mezimbite, que se apresenta com uma acentuada descida e curva, o motorista do machimbombo ensaiou uma ultrapassagem irregular de uma camioneta, tendo-se chocado frontalmente com um camião que circulava no sentido inverso.

Acto contínuo embateu-se na parte lateral da camioneta e despistou-se no rio Mezimbite, onde morreram maior parte das vítimas por afogamento, cuja tripulação figura entre os feridos.

A operação de resgate que se prolongou por horas a fio, criou igualmente extenso engarrafamento de veículos-automóvel cuja via conhece uma intensa movimentação numa média diária de 13 mil viaturas, entre ligeiras e pesadas.

Pela gravidade deste sinistro, a Secretária do Estado na província de Sofala, Cecília Chamutota, o governador Lourenço Bulha e o Primeiro-Secretário da FRELIMO em Sofala, Luís Nhanzozo, escalaram pela noite adentro ao Centro de Saúde do Dondo, com o objectivo de confortar as famílias das vítimas, que ainda identificavam os corpos.