A sessão parlamentar sul-africano após as eleições de 29 de Maio, terá início às 10 horas de sexta-feira, 14 de junho. A mesma será presidida pelo presidente do Tribunal Constitucional, Raymond Zondo.
Nesta sessão serão eleitos o Presidente do Parlamento e o seu Vice, e depois seguir-se-á a eleição do Presidente da República, depois de todos os deputados terem sido empossados.
O ANC, que venceu as recentes eleições sem a maioria absoluta, prossegue com consultas para formar um governo de Unidade Nacional, mas ainda não há acordo de coligação até agora.
O processo poderá prosseguir sem a presença do Partido MK, que apresentou pedido urgente ao ConCourt para interditar a primeira sessão do Parlamento. Este partido liderado pelo ex-presidente Jacob Zuma, ameaçou boicotar a cerimónia de tomada de posse dos deputados da Assembleia Nacional.
Nas últimas eleições, o ANC obteve 40 por cento de votos, o pior resultado desde as primeiras eleições naquele país, uma queda de 17% em relação aos cinco anos anteriores, ficando com apenas 159 dos 400 lugares na próxima Assembleia Nacional. Com este resultado, o ANC precisa de se coligar aos seus opositores para poder governar.
(The Citizen e Mail & Guardian)