Bernardino Rafael lança o quarto livro na próxima terça-feira

“Os Conflitos: realidade inegável…?” é o título do quarto livro de Bernardino Rafael, Inspector-geral e Comandante-Geral da Polícia, a ser lançado na próxima terça-feira, dia 14, no Pavilhão do Maxaquene, na cidade de Maputo.

A obra resulta de vivências reais, na vida de um Inspector-geral da Polícia, desde que assumiu as funções de Oficial de Permanência, onde resolveu vários casos de conflitos que o chegaram às mãos.

Nas 308 páginas do livro, o autor debruça-se ainda sobre os casos de conflitos político-militares, laborais, familiares, conjugais e eleitorais, em que teve de intervir directamente na sua mediação e resolução.

“De forma franca, falo da necessidade de se evitar o progresso dos conflitos, adoptando-se uma postura nacionalista, pacificadora e de entendimento entre irmãos. Narro alguns dos antecedentes que levaram Moçambique a estar em conflito, com ressalva para a devastadora guerra dos 16 anos e os conflitos pós-eleições”, disse, Rafael acrescentando que o livro chama atenção sobre a necessidade de o país acabar com a instabilidade política, pois, a paz é a condição indispensável para o desenvolvimento.

O autor revela ainda os contornos do papel relevante que ele teve na pacificação do país, quando foi convidado pelo Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Jacinto Nyusi, para fazer parte da equipa que se deslocara a Gorongosa, província de Sofala, para cuidar do processo que resultaria na assinatura dos Acordos de Cessação das Hostilidades e Paz Definitiva.

A visita do Papa Francisco a Moçambique é outro tema deste livro, visto que, na qualidade de Comandante-Geral da PRM, dirigiu a força que teve a missão de garantir toda a segurança da visita do Sumo Pontífice.

“Igualmente, esta obra alerta-nos para a necessidade de apostarmos, claramente, na força do diálogo e a importância da confiança na resolução de conflitos, factor determinante para que possamos alcançar o verdadeiro processo de reconciliação.

 

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?