A ASSOCIAÇÃO Black Bulls sagrou-se hoje, campeã da primeira volta do Moçambola-2021, ao empatar em casa do Ferroviário da Beira a zero golos, em partida da 12ª jornada.
Quando falta apenas uma ronda para o fim da primeira volta, a Black Bulls, que pela primeira vez participa na mais importante prova futebolística nacional, soma 26 pontos, e já não pode ser alcançada pelo Ferroviário da Beira, segundo classificado, com 22.
Com 12 jornadas realizadas, os “touros” somam nove vitórias e três empates, sendo a única equipa que ainda não sofreu derrota.
Enquanto isso, em Quelimane e Nampula houve desfechos surpreendentes. A jogar em casa emprestada, o campo do Ferroviário de Quelimane, o Matchedje de Mocuba venceu na recepção ao Ferroviário de Maputo, por 1-0, enquanto o Desportivo de Maputo batia o Ferroviário de Nampula pelo mesmo resultado.
Com este triunfo, os “militares”, com sete pontos, deixam o último lugar (14º) em troca com o Textáfrica, que perdeu no campo do Ferroviário de Lichinga, por 1-0. Já os “alvi-negros” subiram da 12ª para a 10ª posição, contabilizando agora 11 pontos.
Uma nota para o Ferroviário de Maputo, que deu um passo atrás na luta pelo título, embora permaneça na terceira posição, com 22 pontos, os mesmos da União Desportiva do Songo, que foi a Vilankulo derrotar o ENH por 1-0.
O campeão em título, o Costa do Sol, por sua vez, não foi além de um empate sem abertura de contagem na recepção à Liga. Os “canarinhos” continuam a denotar muitas dificuldades para se encontrarem esta época, ocupando o modesto oitavo lugar, com 16 pontos, estando a 14 da liderança.
Numa ronda muito pouco produtiva em golos – apenas seis – a vila operária de Xinavane testemunhou uma igualdade entre a equipa da casa, o Incomáti, e o Ferroviário de Nacala, a um golo.
Na próxima jornada, a última da primeira volta, destaque vai para o embate entre a Liga e o Ferroviário de Maputo.