Daniel Chapo promete ser um presidente inclusivo caso vença as eleições de Outubro

Daniel Chapo, Governador da Província de Inhambane, candidato da Frelimo às eleições presidenciais de 9 de Outubro de 2024, garante que vai trabalhar com todos os estratos sociais em prol do desenvolvimento do país. “Estou a falar de jovens, mulheres, homens, combatentes, incluindo a comunicação social que faz um excelente trabalho”, sublinhou.

Daniel Chapo que venceu as eleições com 225 votos (94.1 porcento), contra 25 votos de Roque Silva, antigo Secretário-geral da Frelimo, disse que caso seja eleito ao cargo de Presidente da República, vai usar as várias experiências acumuladas nas anteriores funções entre as quais administrador de Nacala a Velha, Nampula, Palma, Cabo Delgado e atualmente governador de Inhambane. “Hoje, os camaradas depositaram em mim esta confiança de ser candidato da Frelimo para as eleições de 9 de Outubro”.

A I Sessão Extraordinária do Comité Central, que decorreu na Matola, província de Maputo, de sexta-feira a este domingo, teve vários momentos tensos e foi também marcada por uma eleição renhida.

Concorreram com Daniel Chapo, o Secretário-Geral da Frelimo, Roque Silva, Esperança Bias, Presidente da Assembleia da República, Damião José, membro da Comissão permanente da Assembleia da República e Francisco Mucanheia, conselheiro do Presidente da República, Filipe Nyusi.

Daniel Francisco Chapo nasceu no dia 06 de Janeiro de 1977, em Inhaminga, Província de Sofala. É formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane (2000), fez o curso de Conservador e Notariado (2004) e fez o Mestrado em Gestão de Desenvolvimento pela Universidade Católica de Moçambique (2014).

Foi docente de Direito Constitucional e Ciências Políticas (2009), trabalhou como locutor na Rádio Miramar na cidade da Beira, foi nomeado Conservador para o Distrito de Nacala-Porto (2005), em Novembro de 2015, viria a ser transferido para desempenhar as funções de Administrador no distrito de Palma, na Província de Cabo Delegado, em Março de 2016, é nomeado Governador da Província de Inhambane.

Entretanto, Roque Silva renunciou ao cargo de Secretário-Geral e de membro do Comité Central da Frelimo.

 

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?