A população de aves aquáticas do Parque Nacional da Gorongosa está a mostrar um aumento de 15% em ninhos e duas novas espécies de aves desde 2019.
Segundo informações do Parque Nacional da Gorongosa, a contagem de 2021, conduzida pela equipa de investigadores da Gorongosa nas margens do Lago Urema, mostra um aumento de cerca de 600 ninhos, de 3.791 para sete espécies de aves em 2019 para 4.382 para nove espécies em 2021.
Supondo que cada ninho representa um par de aves, a colónia do Urema continha pouco mais de 8.700 aves aquáticas reprodutoras, um valor acima do que foi contado em 2019. Embora algumas espécies tenham sofrido flutuações drásticas, o número de ninhos permaneceu estável.
“Cada contagem anual representa um instantâneo no tempo”, explica Jason Denlinger, gestor de pesquisas. “O número de ninhos depende da época do ano e da nossa capacidade de chegar à colónia de barco”, disse salientando que os planos do grupo de investigadores foram frustrados algumas vezes por hipopótamos que bloquearam os canais de água.