Gorongosa: Ex-guerrilheiros já recebem suas pensões 

O administrador de Gorongosa, Pedro Mussengue, entrega insumos agrícolas aos ex-guerrilheiros.

 

Os ex-guerrilheiros da Renamo no distrito de Gorongosa, província de Sofala não escondem a sua satisfação em afirmar que as suas pensões já estão a reflectir nas contas e agradecem pelo esforço da assistência técnica pelos extensionistas da rede pública.

Os desmobilizados agradecem o carinho e gesto de reintegração social, cuja sua inclusão nos vários projectos que se registam naquele distrito descrevem como uma realidade inquestionável.

Dos 5.221 ex-soldados que passaram à vida civil, maioritariamente vive nas zonas rurais, apostando na produção agrícola, em que no distrito de Gorongosa aproveita-se do imenso potencial de recursos hídricos que circundam aquela área montanhosa.

Cerca de 50 membros que se beneficiaram deste acto de passagem à disponibilidade e residentes na Vila de Gorongosa são desse exemplo, tendo sido assistidos gratuitamente em insumos agrícolas, numa cerimónia que culminou com a entrega de “kits” de semente de feijão “nhemba” e bombas pulverizadoras.

No entanto, os antigos guerrilheiros manifestam-se preocupados na obtenção de bolsas de estudos para os seus filhos e dependentes para o ensino básico, secundário e técnico profissional.

Para o administrador de Gorongosa, Pedro Mussengue, este distrito foi apelidado como “Baluarte da Paz” e deseja que todos devem trabalhar para a sua preservação e manutenção.

“Como Governo, tudo será feito para a contínua reintegração e condigna dos membros de DDR no distrito de Gorongosa, acto que tornou possível pelo encerramento da 16ª e última Base da RENAMO, em Vunduzi, distrito de Gorongosa.

Gorongosa é um distrito bastante rico, em termos de condições agrícolas, faunísticas e florestal, tendo como a bandeira o Parque Nacional da Gorongosa, para além das potencialidades de recursos minerais, sendo que destaque especial vai para o ouro, que movimenta milhares de garimpeiros ilegais.

 

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?