Graça Machel vence Prémio FORBES WOMAN e dedica às mulheres do passado e do presente.

Graça Machel é fundadora da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), e integra ainda os Elders, organização fundada por Nelson Mandela em 2007 e em que líderes globais se unem em prol da paz e dos direitos humanos. Em 2010 ela criou a Graça Machel Trust que actua ao nível do continente, onde está presente em 13 países, e lidera acções de inclusão financeira.

A ex-primeira-dama de Moçambique e da África do Sul, Graça Machel, é a vencedora do prémio FORBES WOMAN AFRICA pelo conjunto da sua obra 2024 e dedicou o mesmo às mulheres do passado e do presente.

Ao discursar na ocasião, Graça Machel começou por dizer que foi um longo momento e uma longa jornada. Já se passaram quase oito décadas de jornada. “E enquanto estou aqui, o que me vem à mente literalmente são as centenas e milhares em todo o continente, em todo o mundo – muitas mulheres, a maioria delas que não estão aqui, mas muitos milhões que são representados aqui por você hoje”, disse a fundadora da O Graça Machel Trust apresentou-se num salão lotado, para receber o seu prémio.

“Imagine que estou aqui com pessoas como Ma’Sisulu… aqueles que são da minha geração… Tivemos sonhos juntos, lutamos juntos. E houve momentos em que não acreditávamos que isso aconteceria não apenas com os países livres, mas, mais importante ainda, com as mulheres, as mulheres jovens ocupando o que chamo de centro do palco.”

A dedicação da viúva de Samora Machel e Nelson Mandela ao serviço está enraizada na luta de Moçambique pelo autogoverno e na defesa internacional dos direitos das mulheres e das crianças.

Graça Machel produziu um relatório inovador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Impacto dos Conflitos Armados nas Crianças, que mudou a forma como as Nações Unidas e os Estados-membros respondem em zonas de conflito.

O Graça Machel Trust que ela fundou em 2010 centra-se na defesa do empoderamento económico e social das mulheres, da segurança alimentar e nutricional, da educação para todos, bem como da boa governação.

No seu discurso, Graça Machel afirmou que utilizará este prémio para encorajar as mulheres jovens a elevar o continente. “No Graça Machel Trust, dizemos que ‘o futuro é africano e o futuro é feminino’; esta é a expressão do que vemos aqui esta noite.”

Ela acrescentou que é a primeira vez que recebe um prêmio na presença de sua família.

A noite repleta de estrelas celebrou mulheres que se destacaram em diferentes sectores e indústrias em todo o continente. Outros vencedores incluíram a corredora sul-africana de meia distância e medalhista de ouro olímpica Caster Semenya (prêmio FORBES WOMAN AFRICA Champion of Change 2024), a técnica principal da Banyana Banyana, Desiree Ellis, a atriz sul-africana Nomzamo Mbatha (2024 FORBES WOMAN AFRICA Entertainer Award), a atriz sul-africana Connie Ferguson (Prêmio FORBES WOMAN AFRICA Media Icon 2024) e CEO da EbonyLife Mo Abudu (Prêmio FORBES WOMAN AFRICA Empresária 2024).

A gala dos Prêmios FORBES WOMAN AFRICA 2024 foi realizada como parte da nona Cúpula Anual de Mulheres Líderes FORBES WOMAN AFRICA em 8 de março. Foi realizado no Palácio do Imperador, em Joanesburgo.

 

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?