É pura verdade que o exemplo tem efeito multiplicador. Por essa razão partilhamos a história de Lucília Manjate, uma empresária moçambicana de múltiplas facetas, convictos de que vai servir de inspiração para as próximas gerações.
Lucília Manjate é uma jovem mulher que não consegue exercer apenas uma actividade. Nascida na cidade de Maputo, casada e com 2 filhos, é formada em Contabilidade e é empresária em diferentes áreas.
Além da Laços Corretora de Seguros, ela é dona de outras duas empresas, uma de consultoria e outra de prestação de serviços. “Também sou trabalhadora numa empresa privada, com a qual estou ligada muito antes de me tornar dona do meu próprio negócio”, explica, orgulhando-se por ser uma mulher que aceita desafios.
Há sensivelmente três anos, a empresária criou a Laços Corretora de Seguros, a mais recente das suas empresas, em reposta a uma situação delicada de saúde que abalou a sua família. “Confesso que até à doença de um dos membros da minha família eu não sabia que existia mediação de seguros e foi difícil e dispendioso termos arcado com as despesas médicas”, conta.
Lucília Manjate, explicou que foi aquela situação que despertou nela a necessidade de abrir uma Corretora de Seguros, tendo por efeito solicitado um estudo de viabilidade na área interessada, actividade que se tornou paixão, embora reconheça não ser fácil sensibilizar as pessoas a aderirem ao seguro de saúde e ou outros bens.
“Num país onde a maioria da população não aufere salário suficiente para cobrir as despesas básicas, no lugar de pensar no seguro, as famílias estão preocupadas em garantir o alimento e despesas escolares dos filhos”, reconhece.
A Laços Corretora de Seguros, oferece vários tipos de seguros nomeadamente: seguro de saúde;de responsabilidade civil; automóvel; viagem; acidentes de trabalho; incêndio; seguro sobre empreitada (quando há contratos entre instituições e as empresas, que é o seguro de garantia); carga; acidentes pessoais; viação marítimo; roubo; seguro de recheio (é importante para aquelas instituições que trabalham com muito equipamento), entre outros. “Nós como corretora somos responsáveis por explicar ao cidadão quais são os objectivos e importância do seguro, uma vez que há muita gente que não entende a importância e a responsabilidade de uma seguradora e chegam a pensar que ter seguro é capricho”, disse, acrescentando que a persistência e a divulgação sobre a importância do seguro tem ajudado as pessoas individuais bem como colectivas a aderirem e melhorarem o seu estilo de vida, bem como precaverem-se dos riscos e infortúnios que possam advir, concorrendo também para o crescimento da Laços Correctora de Seguros.
Mas o que faz uma corretora?
Lucília respondeu que corretora é uma empresa que faz a intermediação entre o cliente (segurado) e as seguradoras no processo de contratação de um serviço de seguro atendendo tanto pessoas físicas como jurídicas. Basicamente, a corretora é responsável por comercializar os serviços oferecidos pelas seguradoras. O seu papel principal é prestar assessoria ao segurado, no processo de contratação do serviço e em todas as questões relacionadas a esse contrato.
Para além de promover a negociação, a corretora faz também a análise de seus riscos, avaliação das cotações com o objetivo de encontrar o plano ou seguro mais vantajoso e menos arriscado para os clientes.
Após a contratação do seguro, a corretora é quem representa oficialmente o cliente perante às seguradoras, buscando garantir o cumprimento do contrato em relação aos direitos do segurado. No decorrer da sua vigência, ela presta o auxílio necessário em diversas situações, desde trocas de informações até em ocorrências de sinistro, por exemplo.
Muitos cidadãos desconhecem a diferença entre uma corretora de seguros e uma seguradora e a resposta é simples: enquanto as seguradoras são empresas que emitem a apólice e assumem os riscos, mediante o recebimento do pagamento do segurado, o que significa que é a responsável por, em caso de sinistro previsto pela cobertura contratada, arcar com as indemnizações do prejuízo do contratante, as corretoras de seguro, como mencionamos, atuam como intermediárias nessa relação. A correctora não têm a responsabilidade de pagar as indemnizações, coberturas de riscos, tem apenas a responsabilidade de intermediar o atendimento entre o cliente e seguradora sem nenhum “custo adicional” .
Sobre o diferencial que a Laços Corretora de Seguros oferece ao mercado em relação às demais, a empresária explicou que a responsabilidade e seriedade no acompanhamento e monitoramento sem necessariamente a deslocação do segurado, e é também importante a transparência para com a seguradora fazendo entender que nós como corretores somos grandes responsáveis por atender os interesses do “segurado”, disse.
Segundo a empresária, não há nada de complementaridade entre as suas empresas. Quebra a rotina numa, fazendo outra actividade totalmente diferente noutra. É uma questão de diversificação e a arte está na resposta pontual ao utente, um dos segredos do sucesso.
Uma infância alegre
Lucília Manjate cresceu num ambiente muito divertido, mas, ao mesmo tempo difícil porque o seu pai não esteve por perto durante alguns anos. “Cresci com a minha mãe, que a considero uma grande batalhadora e minha heroína. Foi com ela que aprendi a fazer negócio, uma vez que ajudava-na na gestão da barraca”, lembra Lucília.
Acrescenta a jovem empreendedora, que era ela que mais “guerreava “com os clientes que não pagavam as suas dívidas. “Naquela altura não havia telemóveis e eu ia bater a porta na casa do cliente”, disse Lucília recordando que também ajudava a mãe a vender pão e gelinhos e a fazer as contas, usando os conhecimentos que adquiria na escola Comercial e mais tarde, Instituto Comercial, curso de contabilidade.
Recuando no tempo, Lucília lembra também da ajuda que recebeu dos seus tios paternos (Luís que Deus o tenha), Suzete Jossias e outros que hoje são referências na vida da empresária.
Tendo terminado o Instituto, casou-se e terminou a faculdade. Enquanto fazia a faculdade, e com apoio moral do seu esposo decidiu abrir uma empresa de consultoria em Contabilidade e de Prestacao de Serviços
É preciso foco, fé e determinação para vencer, sobretudo naqueles aspectos que ela sabe que são de grande responsabilidade e que facilmente gerem resultados.
“Também aproveito os tempos livres para aprender inglês via oline, na nova plataforma “Wise Up Online”, mesmo tempo consumo o produto, publicito e vendo. Como vê, são muitas actividades que exigem foco e empenho”, disse salientando que o marketing da última actividade é ocasional, enquanto o de serviços de contabilidade, consultoria e da corretora é programada.
Explica que por causa da complexidade dessas actividades, a família também participa, em especial o marido e a sua mãe que ajudam a cuidar dos filhos e em outras questões caseiras. “O meu marido é muito atencioso e tem dado muito apoio moral mesmo na tomada de decisões mais complicadas a nível das empresas,.
Conselho para as mulheres
Aconselho as mulheres a fazerem alguma actividade que lhes dêem renda, para não dependerem inteiramente dos maridos ou de terceiros.Temos que fazer a nossa parte na nossa qualidade de mulheres e donas de casa. “Porque é que uma mulher não pode trazer um televisor, um carro, um fogão ou outro objecto valioso para casa?”, questiona a empresária, que acha justo que a mulher participe activamente nas despesas do lar.
Também tem aconselhado as mulheres a procurarem uma área em que estejam inclinadas, para que facilmente se adaptem e desenvolvam as suas vidas. “Mulheres, não durmam mesmo as que são assalariadas, este, não traz conforto. Façam algo para não ficar a reclamar que patrão não paga bem”, afirma a empresária, que seja qual for a actividade , esta contribui para o desenvolvimento do país.