Moçambique passará a ter um centro produtor de energia que contribuirá para a estabilidade e segurança do sistema eléctrico nacional, com a construção da Central Térmica de Temane a base de gás natural.
Acordos nesse sentido serão assinados amanhã (31 de Maio), entre a petrolífera Sasol, ENH e a empresa Electricidade de Moçambique, indica o comunicado.
Os acordos resultam da Decisão Final de Investimento anunciada em Fevereiro último, pela empresa petroquímica SASOL, no âmbito do Contrato de Partilha de Produção e vão permitir a viabilização da construção da Central Térmica de Ciclo Combinado de Temane, da Linha de Transporte de Temane-Maputo e de uma unidade de Processamento de petróleo leve e de GPL, vulgo gás de cozinha.
As duas infra-estruturas (Central Térmica de Temane e a Linha de Transporte de Temane) irão garantir disponibilidade de geração para fazer face à crescente procura de energia que o nosso país enfrenta, fruto do ambicioso programa nacional de electrificação “Energia para todos” que visa garantir o acesso universal de energia a todos os moçambicanos e moçambicanas até 2030.
A construção da Central Térmica de Temane a base de gás natural é um Projecto que vai aumentar significativamente a capacidade de produção de energia, a um preço bastante competitivo para o país e para a região.
Este empreendimento contempla ainda a construção da Linha de Transmissão entre Temane e Maputo constitui uma parte essencial na espinha dorsal de transporte de energia do país.
Esta central vai criar condições privilegiadas para a atracção e estabelecimento de novas indústrias e negócios nas províncias próximas da sua localização, nomeadamente, Inhambane e Gaza, onde se destacam novas unidades produtivas no domínio do agro-processamento, turismo e exploração de areias pesadas.