A jovem cantora enfrentava complicações hepáticas que a levaram ao hospital na última semana. De lembrar que a sua batalha contra a doença inspirou muitos fãs, mas, infelizmente não resistiu.
A premiada cantora e compositora sul-africana Bulelwa “Zahara” Mkutukana faleceu aos 36 anos. A família da intérprete de “Loliwe” revelou a deterioração da sua saúde algumas semanas atrás, anunciando que Zahara estava hospitalizada e em estado crítico.
Em 27 de novembro, sua equipa e família divulgaram um comunicado que dizia: “Queríamos aproveitar esta oportunidade como família para expressar nossa gratidão pela demonstração de amor, apoio e compaixão por nossa querida Zahara desde os recentes artigos da mídia sobre a natureza de sua saúde. Por sua gentileza e preocupação, e porque sabemos que vocês amam a Zahara, queríamos dar-lhe uma atualização sobre a saúde de nossa filha.”
A família informou que Zahara estava internada há uma semana após queixas de dores físicas. A equipe da cantora informou através das redes sociais que aguardava actualizações dos médicos, que trabalhavam diligentemente.
“Infelizmente, embora a hospitalização da nossa filha tenha sido de estrita confidencialidade dentro da nossa família e amigos próximos, isso não impediu a disseminação de informações falsas na internet. Queremos enfatizar que qualquer informação confiável sobre a saúde de Zahara será comunicada por meio de suas plataformas oficiais de mídia social ou por ela mesma”, dizia o comunicado.
“Confiamos que ela estará de volta à estrada em breve, fazendo o que ama e pelo que a amamos: curar pessoas por meio de seu dom poderoso e amor pela música. Com amor e carinho.
Zahara alcançou o sucesso com lançamento do seu aclamado álbum “Lolilwe”, que recebeu certificação dupla de platina.
Ao longo dos anos, ela lançou oito projetos em seu nome, o último sendo um EP intitulado “Power Of A Woman”, lançado em 2023.
Desde então, ela ganhou vários prêmios, incluindo 17 South African Music Awards, três Metro FM Awards e um Nigeria Entertainment Award.
Zahara constou na lista de 2020 das 100 Mulheres mais influentes, feita pela BBC.
Ela apareceu como juíza convidada na décima sétima temporada do Idols South Africa em 2021. A cantora deixa seus pais e cinco irmãos.