Produção do gás natural arranca até Junho de 2022

Esta garantia foi dada pela petrolífera italiana Eni, ao Presidente da República, Filipe Nyusi, esta sexta-feira. “A produção do Gás Natural Liquefeito (LNG, sigla inglesa) na área quatro da Bacia do Rovuma, arranca até ao final do primeiro semestre do próximo ano”, garantiu o administrador delegado da ENI, Cláudio Descalzi, durante a audiência que lhe foi concedida no âmbito da visita que efectua ao país.

Falando a jornalistas, no final da audiência Cláudio Descalzi disse que a certeza resulta do estágio avançado de algumas etapas do projecto, como a perfuração dos furos para a montagem da plataforma flutuante para produzir o LNG, no alto mar; bem como pelo estágio que se está a registar na construção desta infra-estrutura, na Coreia do Sul.

O administrador delegado disse ainda que a ideia é manter o ritmo dos trabalhos de modo a que até a data estabelecida a produção e exportação do Gás Natural Liquefeito no alto mar seja uma realidade.

Por seu turno, o ministro dos Recursos Naturais e Energia, Max Tonela, explicou que abordou-se no encontro o ponto de situação do projecto da plataforma flutuante de produção de LNG.

“Registam-se progresso satisfatório apesar dos constrangimentos decorrentes da Covid-19. Semana passada foram concluídos os trabalhos no alto mar, especificamente a perfuração dos furos que vão alimentar a plataforma”, reafirmou o ministro, para quem os passos dados perspectivam que o projecto Coral Sul FLNG estará operacional

Acrescentou que se espera que a conclusão das obras de construção da plataforma flutuante seja concluída até ao final deste ano, daí a previsão do inicio da produção até ao final do primeiro semestre do próximo.

Refira-se que o Projecto Coral Sul FLNG é implementado pelas concessionárias da Área 4 da Bacia do Rovuma, liderados pela ENI, que no âmbito das suas actividades de pesquisa e produção de Petróleo, descobriram 77 triliões de pés cúbicos ( Tcf) de gás natural.