UnICED cancela curso de licenciatura em enfermagem

Horácio João

A Universidade Aberta ISCED (UniCED), que leciona em moldes à distância, cancelou imediatamente o Curso de Enfermagem depois da Ordem dos Enfermeiros e Serviço Nacional de Saúde não reconhecer oficialmente os graduados em licenciatura desta especialidade naquele estabelecimento do ensino superior privado do país.

Num comunicado posto a circular nesta segunda-feira e assinado pelo respectivo Reitor, Martins Vilanculos, a instituição em referência avisa a todos os Departamentos, Coordenações de Cursos, Centros de Recursos e estudantes, em geral, da tomada desta compulsiva medida.

Vilanculos acrescenta no seu ofício que tal surge em cumprimento do Despacho número 01/GD-G/INED/2024, de 22 de Março, avançando que “todas as actividades relativamente ao Curso de Licenciatura em Enfermagem ficam canceladas, com efeitos imediatos”.

O mesmo documento em nosso poder, porém, renova a esperança aos visados, realçando que “oportunamente iremos partilhar informações sobre o tratamento que será dado aos atuais estudantes”.

Tudo começou com o recente lançamento ao mercado dos primeiros enfermeiros licenciados à distância pela UnISCED que gerou um total desconforto no seio da sociedade moçambicana.

O problema de fundo é que se questionava, assim, da eventual deterioração cada vez mais da qualidade desejada do Serviço Nacional de Saúde, tendo em conta a actual crítica situação de assistência médica e medicamentosa do público.

Mesmo com este ceticismo, o vice-reitor desta Universidade, Zacarias Magibire, havia publicamente desafiado a todos que o Curso de Licenciatura em Enfermagem iria prosseguir normalmente, argumentando então que tais estudantes já eram profissionais experientes neste ramo de actividades, havendo alguns deles que trabalham há longos anos.

Como se não bastasse, o referido académico defendeu, em conferência de imprensa, na cidade de Nampula, que o exame de admissão na Ordem dos Enfermeiros nunca questionou a proveniência do respectivo candidato, mas se guia exclusivamente pelo resultado final desta avaliação.

Por seu turno, o Instituto Nacional do Ensino à Distância (INED), um organismo tutelado pelo Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, sustentou que o alvará então atribuído para o efeito ao UnISCED era de carácter provisório, faltando ainda aval do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia para a acreditação deste Curso de Licenciatura em Enfermagem à distância.

Com este imbróglio, milhares de estudantes desta Universidade viram seus esforços em vão e depois de altos investimentos no pagamento das propinas e outras despesas decorrentes da formação académica, tendo agora como o seu futuro incerto.

A UnISCED é único estabelecimento de ensino-aprendizagem em Moçambique que, neste momento, presta formação em online, sendo que para este ano lectivo oferece Cursos de Licenciatura em Contabilidade e Auditoria, Gestão Ambiental, Gestão de Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Sistemas de Informação e Gestão de Turismo.

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?