Venâncio Mondlane Formaliza candidatura à Presidência da República

Venâncio Mondlane, antigo assessor político de Ossufo Momade, líder da Renamo, submeteu esta tarde, ao Conselho Constitucional (CC), a sua candidatura às eleições presidenciais de outubro.

Popularmente conhecido como VM7, Mondlaane que conseguiu amealhar 120 mil assinaturas, dedicou alguns minutos, após a entrega da documentação, para agradecer primeiro a Deus pela proteção e a todos os seus apoiantes que assinaram a petição. “Dedico esta candidatura que representa uma nova era na política moçambicana, a todos os meus apoiantes”.

Venâncio Mondlane, que conseguiu amealhar mais de 350 mil assinaturas em bruto, explicou que a sua candidatura é pela reconciliação nacional. “Não pretendo formar um novo partido político. A minha candidatura é suportada pela Coligação Aliança Democrática (CADE), consolidando o meu compromisso com a coalizão”, esclareceu VM7.

“Como sempre falei que não iria formar nenhum partido político, porque precisamos ultrapassar a era do fundamentalismo partidário e temos uma parceria com 21 partidos e destes nove já estão aliados à CAD”, disse, salientando que a próxima era da política em Moçambique deve ser de reconciliação nacional, em que todos trabalhemos unidos.

Em relação ao seu manifesto eleitoral, Mondlane prometeu apresentar na próxima semana. “Vamos apresentar o draft do manifesto para apreciação e críticas”, disse.

Lembre-se que Mondlane tomou a decisão de se candidatar á Presidência da República, após a sua renúncia ao mandato de deputado que, segundo ele, decorreu de uma profunda tomada de consciência da necessidade de buscar meios mais eficientes e de uma percepção de que o ambiente político actual é propício para continuar a sua luta em prol da democracia plena e do exercício livre dos deveres patrióticos.