Prazo para prisão de Zuma termina a meia-noite

Uma força significativa de oficiais da Unidade de Policia de Ordem Pública (POP), está posicionado em Empangeni, uma cidade no norte de KZN a aproximadamente 100 km de Nkandla, complexo residencial de Jacob Zuma.

Vários veículos blindados da Unidade também foram trazidos para o reforço. Canhões de água de Gauteng também fazem parte da presença policial no local.

Segundo o News24, o porta-voz do Zuma, Mzwanele Manyi informou que os advogados do ex-presidente continuam fechados numa reunião, mas não forneceu detalhes sobre as opções legais que podem seguir nas próximas horas, para assegurar a não prisão do seu constituinte.

Zuma ainda pode pedir fiança com urgência, mas ainda precisará ser preso, processado e suas impressões digitais serão tiradas pela polícia.

Fontes locais informaram que era “altamente improvável” que o tribunal superior respondesse à carta do Ministro da Polícia Bheki Cele, na qual procura “clareza” do tribunal sobre o prazo da meia-noite para a prisão de Zuma.

O Tribunal, normalmente, responde às cartas com uma resposta padrão, afirmando que não se envolve em correspondência com os litigantes.

A menos que o tribunal emita directivas que estendam esse prazo, a polícia deve prender Zuma nas próximas horas, ou ela mesma enfrentará acusações de desacato.

 

Veteranos do MK evitam que policia entre no complexo de Nkandla

Membros da extinta Associação de Veteranos Militares do MK (MKMVA) disseram à polícia uniformizada e membros da mídia para se afastarem da casa do ex-presidente Jacob Zuma.

Não está claro o que os policias iam fazer em Nkandla. Membros do MKMVA, vestidos com roupas camufladas que lembram uniformes militares, em duas ocasiões recusaram hoje, deixar passar policias do portão principal do complexo de Zuma.

Os membros do MKMVA e simpatizantes de Zuma montaram guarda do lado de fora da casa de Zuma e estão a lutar contra qualquer um que tente entrar.

Pequenos grupos de apoiantes de Zuma também foram vistos no portão, impedindo qualquer pessoa que tentasse entrar. Enquanto isso, o ministro da polícia ainda deve fazer uma aparição em Nkandla, confirmaram fontes locais.

Uma brigada policial chefiada pelo Ministro da Polícia sul africano, Bheki Cele, visitará Nkandla ainda hoje, quando o prazo para a polícia prender o ex-presidente Jacob Zuma expira à meia-noite.

Duas fontes disseram ao News24 que detalhes da visita do ministro não serão divulgados. “O ministro está em Durban e possivelmente deslocar-se-á Nkandla ao meio-dia. Outra delegação policial foi dirigida a KwaZulu-Natal na manhã de hoje”.

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?