Perdeu a vida hoje (18 de Junho), aos 97 anos de idade, o fundador e 1º presidente da Zâmbia, Kenneth Kaunda, que se encontrava internado na capital zambiana, desde o dia 14 deste mês.
Um comunicado divulgado no dia 14 deste mês, pelos escritorios do antigo estadista indicava que o antigo e primeiro estadista zambiano não goza de boa saúde. “O escritório e a família do primeiro presidente informam ao público em geral que o Presidente kenneth Kaunda não está bem e foi internado num centro médico da Zâmbia.
Kaunda, uma das últimas figuras sobreviventes da luta anticolonial da África na década de 1950, tornou-se o primeiro presidente da Zâmbia em 1964, ano em que o país conquistou a independência do Reino Unido.
Popularmente conhecido como “KK” (iniciais de seu nome), o ex-presidente foi um crítico feroz do sistema segregacionista do apartheid na África do Sul e do governo de minoria branca na Rodésia (atual Zimbábue).
Inicialmente, Kaunda fez grandes avanços para melhorar a vida dos zambianos, mas falhou em cumprir sua promessa de manter a democracia ao introduzir um estado de partido único em 1973.
Em 1991, sob pressão da oposição, restaurou a democracia multipartidária convocando eleições nas quais foi derrotado e deixou o poder pacificamente.
Kenneth Kaunda foi internado em hospitais várias vezes no passado, em decorrência de diferentes doenças.