Caso dívidas ocultas: Hoje é audição de Inês Moiane e Sérgio Namburete

De 52 anos de idade, Maria Inês Moiane Dove, antiga secretária particular do Chefe de Estado, Armando Guebuza, é ouvida amahã no caso das dívidas ocultas, que decorre na Penitenciária de Máxima Segurança da Machava, vulgo BO.

A réu que ouvida com o seu amigo Sérgio Namburete, é acusada de crimes de corrupção passiva para acto ilícito; falsificação de documentos; associação para delinquir; abuso de confiança e branqueamento de capitais.

Por seu turno, Namburete é acusado pelo Ministério Público de crimes de falsificação de outros documentos; associação para delinquir, abuso de confiança e branqueamento de capitais.

De acordo com a acusação do Ministério Público, Inês Moiane é apontada nos autos como tendo recebido 877.500 euros da Privinvest, ou seja, cerca de 70 milhões de meticais. Deste valor, refere o auto acusatório, a antiga secretária do PR terá oferecido 125 mil euros ao seu amigo Sérgio Namburete, que também será ouvido hoje, no nono dia de produção de prova.

Entretanto, do novo calendário divulgado na última sexta-feira pelo juiz Efigênio Baptista, o realce vai para o facto das audições de todos os réus acontecer no corrente mês de Setembro. Findo esta etapa, iniciar-se-à a da audição dos declarantes, prevista para 5 de Outubro a 2 de Dezembro.

Assim, amanhã (dia 7, feriado) e quarta-feira (descanso) não haverão sessões, devendo os trabalhos regressar na quinta-feira com os interrogatórios de Renato Matusse, antigo Conselheiro Político do Presidente Armando Guebuza, e Elias Moiane, sobrinho de Inês Moiane. Na sexta-feira a sessão estará reservada a audição do réu Salvador Fabião Mabunda.

Gregorio Leão, antigo Director-Geral do SISE, será ouvido no dia 27, também deste mês, e a sua esposa, Ângela Leão, nos dias 14 e 16. António Carlos do Rosário, antigo Presidente do Conselho de Administração da PROÍNDICOS, MAM e EMATUM, será ouvido no dia 30 do mês em curso.

Quanto a audição dos 64 declarantes, o destaque vai para Amando Guebuza, antigo Presidente da República, no dia 2 de Dezembro próximo; Adriano Maleiane, Ministro da Economia e Finanças, 29 de Novembro; Ernesto Gove, antigo Governador do Banco de Moçambique, 28 de Novembro; Alberto Ricardo Mondlane, antigo Ministro do Interior, 30 de Novembro; Victor Borges, antigo Ministro das Pescas, 25 de Novembro; Isaltina Lucas, antiga directora do Tesouro, 26 de Novembro; Neusa Matos, antiga Conselheira Jurídica do Presidente Armando Guebuza, 29 de Novembro; Zofimo Muiane, ex-genro do antigo Chefe de Estado, 25 de Novembro. Noticias/Zebra/RM