Crianças são o rosto mais visível do sofrimento em Cabo Delgado

Os ataques terroristas no Norte da província de Cabo Delgado e no Centro, pela auto-proclamada Junta Militar da Renamo, estão a desestruturar famílias, sendo as crianças o rosto mais visível dessas acções macabras.

Esta observação foi feita sexta-feira ultima, na cidade de Quelimane, pela Esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, durante o encerramento do seminário nacional de mobilização de recursos para financiar o programa que visa acelerar a alfabetização de jovens e adultos no país.

Segundo Isaura Nyusi, devido aos ataques terroristas famílias perdem os membros e abandonam as suas actividades de geração de renda, para estarem numa situação de dependência e vulnerabilidade.

Isaura Nyusi referiu que as crianças passam por necessidades extremas, sem amparo nem ombro para chorar, porque os seus pais foram assassinatos.

A Primeira-Dama mostrou-se preocupada com o rapto de mulheres e raparigas, crime que adia sonhos e provoca trauma nas vítimas dessa sanha dos malfeitores. Na ocasião, apelou aos líderes comunitários e outros segmentos da sociedade para a necessidade de fortalecerem a vigilância nas comunidades e desencorajar os jovens que pretendam aderir aos movimentos terroristas.

Num outro  desenvolvimento, Isaura Nyusi manifestou-se preocupada com os actuais níveis de analfabetismo nas regiões Centro e Norte do país. Acrescentou que é  necessário envolver mais actores e parceiros na mobilização de recursos para financiar a alfabetização de jovens e adultos, condição para criar bases para o desenvolvimento social, económico e cultural da sociedade.

Neste encontro, que contou com a participação de líderes com fortes influências na sociedade, nomeadamente, comunitários, religiosos e associativos, cônjuges dos dirigentes de todas as províncias e parceiros, foram lançadas as bases para um programa mais acelerado de alfabetização para que Moçambique atinja os níveis desejados como acontece em alguns países da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?