A Embaixada da Rússia procedeu à entrega de uma doação humanitária à Cruz Vermelha de Moçambique para apoiar os deslocados da província de Cabo Delgado, que são vítimas dos ataques terroristas.
Composto por sete toneladas de produtos alimentares e roupa para crianças, a doação foi feita pela empresa moçambicana com investimentos de origem russa “Tazetta Resources Limitada” e canalizados à Cruz Vermelha de Moçambique.
Na ocasião, o Embaixador da Rússia Alexander Surikov falou do simbolismo deste evento como o gesto da solidariedade entre os dois povos e o desenvolvimento da parceria económica russo-moçambicana.
Foi destacado o facto de que a “Tazetta Resources” converteu-se no pioneiro da nova etapa de relançamento da cooperação bilateral e confirmando o seu grande potencial na esfera produtiva.
Destaca-se que o Presidente da República de Moçambique Filipe Jacinto Nyusi em 2019 abriu a primeira planta da empresa na província de Zambézia.
A cerimónia foi atendida pelo Evgeny Volosov, Presidente do Conselho de Administração do grupo multinacional “East Minerals” (a empresa “Tazetta Resources Limitada” faz parte deste) que enfatizou a responsabilidade social da empresa e os planos do desenvolvimento do projecto, inclusive na esfera industrial, energética e de transporte com o cumprimento oportuno de todas as obrigações fiscais, ecológicas e outras.
O Presidente da Cruz Vermelha de Moçambique Avelino Isaías Mondlane agradeceu à Embaixada da Rússia e a Tazetta Resources pela ajuda humanitária notando o momento oportuno, único e vital para o povo moçambicano e especialmente para as vítimas dos ataques terroristas em Cabo Delgado.
Entretanto, a Tazetta Resources Limitada é uma empresa moçambicana que extrai e processa areias pesadas nos distritos de Pebane e Mocubela, província de Zambézia. Actualmente a Tazetta Resources conta com cerca de 500 trabalhadores efectivos, dos quais 485 são cidadãos de Moçambique.