A Vodacom Moçambique vai interromper, com efeitos a partir desta quinta-feira, 17 de Junho, a interligação com a operadora de telefonia móvel TMCel.
A decisão tomada decorre de uma dívida de cerca de 600 milhões de meticais, resultante do incumprimento por parte da TMCel do contrato de interligação entre as duas operadoras, ao abrigo do qual devem pagar entre si as tarifas devidas de interligação, que permitem que clientes de uma operadora comuniquem com os da outra, através de chamadas de voz e mensagens de texto (SMS).
Segundo um comunicado da Vodacom, recebido na redacção da Zebra, após sucessivos incumprimentos por parte da TMCel no desembolso dos valores devidos, a Vodacom interrompe a interligação, de forma a impedir o crescimento da dívida, que se vem acumulando desde o ano de 2018.
A interrupção afectará os serviços de voz, impedindo que os clientes da TMCel façam chamadas para os clientes da Vodacom. Entretanto, os utilizadores da rede Vodacom continuarão a efectuar chamadas para a TMCel sem interrupção.
Os serviços de SMS manter-se-ão sem interrupção, de forma a assegurar a comunicação, pois a Vodacom preza, acima de tudo, o facto de prestar um serviço público, com o objectivo de levar uma comunicação de qualidade a todos os moçambicanos.