“Halitose ou Mau Hálito”

Todos já passamos por isto: comer um pão de alho ou ficar com boca seca e, de repente, perceber que seu hálito não está tão refrescante. Há uma grande diferença entre o mau hálito esporádico, ao qual todo mundo está sujeito, e o desconforto do mau hálito crónico.

Halitose significa “mau hálito”, um problema que muitas pessoas enfrentam eventualmente. Calcula-se que aproximadamente 40% da população mundial sofre ou sofrerá de halitose crónica em alguma época de sua vida.

 

Qual é a Causa da Halitose?

A halitose tem diversas causas, algumas delas são muito sérias. Alguns dos principais motivos são:

Partículas de alimentos: alimentos como alho, cebola e outros ingredientes com cheiro forte podem deixar partículas na sua boca e língua, o que resulta em um mau hálito pós-almoço. Felizmente, esse mau hálito é fácil de ser solucionado e não é uma causa crónica da halitose.

Boca Seca: hábitos como fumar e respirar pela boca, bem como alguns medicamentos podem contribuir para a boca seca. A redução do fluxo salivar pode fazer com que as bactérias permaneçam na língua, e isso pode levar ao mau hálito.

Problemas dentais:  halitose é geralmente proveniente de doença periodontal e cárie nos dentes. Os problemas dentais podem fazer com que as bactérias se infiltrem nas lesões de cárie ou nas bolsas periodontais causadas pela doença periodontal.

 

Condições médicas: 

Alguns vírus e doenças, especialmente aqueles que afetam os seios da face, passagens nasais e garganta, podem resultar em halitose. Crianças com hálito desagradável podem estar com resfriado ou sinusite.

 

Como saber se tenho halitose?

Uma forma de saber se tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem confia como está o seu hálito. Mas, não se esqueça de que muitas pessoas têm este problema quando acordam de manhã, como resultado de uma produção menor de saliva durante a noite, o que permite os ácidos e outras substâncias se deteriorarem no interior da boca.

 

Como Prevenir a Halitose?

  • Escove bem os seus dentes três vezes ao dia e use o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e as partículas que se acumulam todos os dias;
  • Escovar a língua também ajuda a diminuir o mau hálito ;
  • Remover a dentadura antes de dormir, e limpe bem antes de recolocar de manha;
  • Visite seu dentista periodicamente para fazer uma avaliação e uma limpeza de seus dentes.

 

3 situações complicadas para pessoas com halitose

 

1 : Falar com as pessoas de perto

Seu chefe ou um colega de trabalho veio falar coonsigo pela manhã e a primeira coisa que fazes antes de responder é colocar a mão sobre a boca. Além de ser uma atitude corporal ruim, logo demonstra falta de cuidados com a saúde bucal pelo medo de que a qualquer descuido o seu interlocutor sinta o cheiro desegradável. Não precisa passar por isso!

 2 : Namorar pode ser uma missão impossível

Pode estar a conhecer aquela pessoa especial ou já namora há bastante tempo. Sempre precisamos de arrumar, passar um bom perfume e colocar uma roupa a altura para um encontro. Mas por que não cuidar do seu hálito? Não pense que mascar um chiclete minutos antes vai dar conta do problema. Escovar os dentes completa com uso de enxaguante bucal traz mais efeito. E se seu mau hálito for crônico, o que envolve causas mais sérias, vale consultar seu dentista para que o problema seja tratado da forma certa.

3 : O paciente pode sofrer alterações comportamentais

O mau hálito pode afetar as pessoas profundamente, atingindo diretamente na autoestima, causando insegurança, vergonha e até isolamento social. O problema pode se tornar mais grave se o paciente sofrer rejeição ou piadas a respeito do assunto vindas de outras pessoas. No caso de mau hálito crónico, muitas vezes, o paciente não percebe essa condição. A explicação para isso é que o olfato humano tem capacidade de se adaptar rapidamente a odores constantes, logo, a pessoa não o sente da mesma forma como as pessoas ao redor o percebem.

 

Recomendações

É recomendável beber mais água e higienizar bem a boca.

O consumo de Líquidos abaixo do ideal ( 2litros de água por dia ) faz com que as glândulas salivares não produzam quantidade adequada de saliva, essencial no combate a Halitose.

Escove bem os seus dentes e use o fio dentas, limpe a língua e use enxaguatórios orais, de preferência sem álcool.

NOTA: se o seu mau Hálito persistir após uma boa higiene bocal e o uso do fio dental, consulte o dentista, pois isso pode ser indicação de algum problema mais sério.

Fonte: ColgateÒ/Halitose

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?