O endividamento dos professores voltou ao debate público após declarações da então ministra da Educação e Cultura, Samaria dos Anjos Filemon Tovela, que associou as dificuldades financeiras de alguns docentes à gestão dos salários. Segundo a governante, há professores que chegam a receber apenas 200 meticais no final do mês, após os descontos destinados ao pagamento de dívidas.
A situação levanta preocupações sobre o poder de compra dos funcionários públicos, o elevado custo de vida e a necessidade de valorizar uma classe que enfrenta desafios profissionais e condições de trabalho difíceis.
A antiga governante terá reconhecido o impacto do elevado custo de vida, mas defendido a necessidade de uma melhor organização do orçamento familiar, referindo situações em que professores chegam a receber apenas 200 meticais, depois dos descontos destinados ao pagamento de dívidas.
Embora a gestão financeira individual seja importante, a questão não pode ser analisada apenas do ponto de vista da responsabilidade pessoal. O endividamento de funcionários públicos deve também ser enquadrado à luz do poder de compra dos salários, do custo de vida e das despesas essenciais das famílias.
Quando o rendimento mensal não acompanha as necessidades básicas, a capacidade de gestão financeira torna-se limitada. Por isso, qualquer abordagem ao problema exige sensibilidade social e uma compreensão das condições concretas em que vivem os profissionais da educação.