O posto de travessia de Ressano Garcia, na província de Maputo, conta, desde ontem, com novos horários de funcionamento. A mudança dos horários na fronteira de Ressano Garcia acontece depois do anúncio, pelo governo sul-africano, da adopção do nível 3 de confinamento, ajustando as restrições, para conter a terceira vaga da Covid-19.
Assim, o posto de travessia de Ressano Garcia passa a funcionar das 6 às 21 horas para os viajantes que saem de Moçambique para o território sul-africano.
Esta informação foi tornada pública hoje (17 de Junho), em Maputo, em conferência de imprensa, em que a equipa da ZEBRA este presente, pelo porta-voz do Serviço Nacional de Migração, Celestino Matsinhe.
’’Queríamos informar também que com actualização das medidas restritivas na África do Sul, que incluir recolher obrigatório das 22 horas as 4 horas, o posto fronteiriço de Ressano Garcia actualiza os seus horários de funcionamento, passando a funcionar das 6 as 21 horas isto para os que saem do país e as entradas estarão abertas até atender o último passageiro que estiver a sair da África do Sul”, disse Matsinhe.
Disse ainda que o movimento de camionistas mantém o horário de funcionamento que é das 6 as 23 horas. Matsinhe explicou a jornalistas, que no período de 5 a 11 de Junho corrente, foi recusada a entrada no país, a 4 cidadãos estrangeiros, por apresentarem documentos migratórios falsificados.
O porta-voz do Serviço Nacional de Migração, Celestino Matsinhe, referiu que neste momento, o passaporte moçambicano pode ser obtido nas missões diplomáticas e consulares de Joanesburgo, Malawi, Etiópia, Zimbabwe, Lisboa, Alemanha, China, Índia, Brasil e Washington.