NASA confirma ocorrência de um eclipse lunar durante a crucificação de Jesus

Fenômeno descrito na Bíblia e em outros textos antigos foi comprovado a partir de modelos astronômicos da NASA.

Religião e ciência podem andar juntas. E uma prova disso é a descoberta, a partir de modelos astronômicos da NASA, de que um eclipse lunar ocorreu na data de crucificação de Jesus, em Jerusalém, confirmando relatos existentes na Bíblia.

Segundo a agência espacial norte-americana, o fenômeno teria acontecido no dia 3 de abril de 33 d.C., uma sexta-feira. Naquela data, o satélite natural adquiriu uma coloração avermelhada, impressionando os povos antigos.

 Uso de textos bíblicos

A Bíblia cita, no evangelho canônico de Mateus, 27:45, que “do meio-dia às três da tarde, trevas cobriram toda a terra”. Além disso, o texto de Joel 2:28-31, no Velho Testamento, que teria sido escrito centenas de anos antes de Jesus, afirma que “o sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”.

Outro documento utilizado pelos cientistas foi o Relatório de Pilatos a Tibério. Este é um texto que não é considerado oficialmente da Bíblia, mas que contém descrições da época. Nele, o governador da Judeia relatou que “na sua crucificação, o sol escureceu; as estrelas apareceram e em todo o mundo acenderam lâmpadas desde a sexta hora até a tarde; a lua parecia sangue”.

Todos estes relatos batem exatamente com o que a ciência afirma ter acontecido naquela época. Além disso, os textos ajudaram a determinar a data da crucificação de Jesus a partir de informações como a de que Pôncio Pilatos era procurador da Judeia e que Jesus teria morrido horas antes do início do sabá judaico, ou seja, no final da tarde de uma sexta-feira. A conclusão é que tudo aconteceu no dia 3 de abril de 33 d.C.

 Quem é Jesus Cristo

Jesus Cristo é o Filho Unigênito de Deus, uma das pessoas da Trindade e o mediador da nova aliança entre Deus e a humanidade. Ele é o Redentore o Messias prometido. Jesus é descrito como sendo Deus encarnado, que veio ao mundo como um ser humano para salvar o mundo do pecado. Ele é considerado o profeta e líder religioso central do Cristianismo.

O que é NASA

Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (em inglês: National Aeronautics and Space Administration- NASA) é uma agência do governo federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão oficial é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. A NASA foi criada em 29 de julho de 1958, substituindo seu antecessor, do Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica (em inglêsNational Advisory Committee for Aeronautics – NACA)

NASA foi a responsável pelo envio do homem à Lua (veja projeto Apollo) e por diversos outros programas de pesquisa no espaço. Atualmente ela trabalha em conjunto com a Agência Espacial Europeia, com a Agência Espacial Federal Russa e com alguns países da Ásia para a criação da Estação Espacial Internacional.

A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar, sendo a próxima grande meta, que tem atraído a atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho.

A ciência da NASA está focada numa melhor compreensão da Terra através do Earth Observing System, na promoção da heliofísica através do trabalho do Heliophysics Research Program, na exploração do sistema solar com missões robóticas avançadas, tais como New Horizons, e na pesquisa astrofísica, aprofundando-se em tópicos como o Big Bang com o auxílio de grandes observatórios. Fonte: Olhar Digital