Alcides Tamele – colaboração
GOVERNANTES e especialistas de diversos países africanos reúnem-se, a partir de hoje até sexta-feira, na cidade de Addis Abeba, capital etíope, para debater a implantação e desenvolvimento de infraestruturas resilientes e inclusivas para o crescimento sustentável de África.
Trata-se de uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD, sigla inglesa), inserida na VIII semana do Programa para o Desenvolvimento de Infraestrutura em África (PIDA), que decorre na sede da União Africana, na Etiópia.
A decorrer sob o lema “Promovendo Infraestrutura Resilientes e Inclusivas para o Crescimento Sustentável da África: Alavancando Financiamento Transformativo e Integração Regional”, o evento serve como uma plataforma para as partes interessadas discutirem o progresso do continente, formarem novas parcerias e explorarem soluções de financiamento inovadoras para as necessidades de infraestrutura da África em alinhamento com a visão geral da Agenda 2063 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Para além das sessões paralelas que arrancam hoje, o evento iniciou com a capacitação de jornalistas de quase todos os países membros da União Africana com vista a divulgarem mais e a trazerem informações sobre o desenvolvimento de infraestruturas em África.
Pretende-se, com esta acção, trazer uma maior visibilidade aos projectos do PIDA; identificar novos modelos de financiamento inovadores e oportunidades do sector privado, bem como uma compreensão mais profunda do progresso e dos desafios na implementação dos projectos do PIDA.
Este evento é organizado pela Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD), em parceria com a Comissão da União Africana (AUC), o Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB), Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), entre outras instituições interessados pelo desenvolvimento de infraestruturas em África.