Detida antiga Directora-Geral do então INATTER

Foi detida hoje, em Maputo, a antiga Directora Geral do então Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER),  actual INATRO-IP, Ana Paula Simões, acusada de gestão danosa de fundos públicos, facto ocorrido entre os anos de 2018 a 2021.

No total foram cincos detidos relacionados com o mesmo caso, nomeadamente a ex-chefe do Departamento de Administração e Finanças, dois técnicos, e uma antiga trabalhadora de uma empresa fornecedora de serviços.

Segundo um comunicado de imprensa, emitido hoje (09 de Fevereiro de 2023), pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção, os arguidos são indiciados da prática dos tipos legais de crimes de abuso de cargo ou função, corrupção passiva para acto ilícito, administração danosa, pagamento de remunerações indevidas, violação de regras de gestão, participação económica em negócios e associação criminosa.

O processo com cinco arguidos presos, foi remetido ao Juiz de instrução para efeitos de primeiro interrogatório judicial em cumprimentos do disposto no artigo número 175 do Código de Processo Penal. Lembre-Se que em 2021, 16 funcionários do antigo INATTER também foram detidos.

 

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?