Soldados ruandeses só saem de Moçambique depois de cumprida a missão

O contingente conjunto de mil militares e agentes da polícia do Ruanda que começou a chegar a Moçambique na sexta-feira última (09 de Julho), só deixará o país depois de cumprida a sua missão, anunciou este sábado o porta-voz do ministério da Defesa do Ruanda, coronel Ronald Rwivanga, pouco tempo depois da partida do voo da RwandAir que transportava alguns membros da Força Conjunta com destino a Moçambique.

Rwivanga reiterou que os militares e agentes da polícia ruandeses, que serão chefiados pelo General Innocent Kabandana, vão trabalhar em estreita colaboração com as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e as forças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Questionado sobre quanto tempo a Força Conjunta vai ficar em Moçambique, Rwivanga disse: “o nosso contingente vai apoiar os esforços para restaurar a autoridade do Estado moçambicano através da realização de operações de combate e segurança, bem como estabilização e reforma do sector de segurança (SSR). Para este contingente não está definido o tempo de permanência em Moçambique, sendo que o que importa é a missão. Temos uma missão a cumprir e, quando ela for cumprida, voltaremos para casa.”

O vice-Inspector Geral da Polícia (DIGP) responsável pelas Operações, Felixh Namuhoranye, reuniu-se, na sexta-feira, com os agentes da polícia antes da partida para Moçambique, tendo exortado, na sequência, à observância da disciplina, respeito e trabalho em equipe, valores que definem os oficiais da Polícia Nacional de Ruanda.

Durante a parada, Namuhoranye lembrou aos oficiais da Polícia o que eles defendem em Moçambique, acrescentando que o destacamento faz parte da visão do Ruanda para apoiar outros países afectados pela insegurança. “Vocês vão para a região para enfrentar a insegurança causada por extremistas e país (Moçambique) acredita em vocês. Esta é a direcção do governo do Ruanda para ajudar outros países necessitados sempre que formos chamados a estender nossa assistência”, disse Namuhoranye, acrescentando: “Continuem a ser profissionais, estejam sempre de alerta e lembrem-se de que estão a usar uma bandeira do Ruanda.”

Por seu turno, o porta-voz da Polícia, John Bosco Kabera, disse no aeroporto, que as tarefas do contingente policial estão claras. “Vamos cooperar com a polícia local no combate ao terrorismo em todas as nossas áreas de operação. Em segundo lugar e mais importante, temos de garantir a protecção dos civis ao lado da força policial moçambicana. Em terceiro, temos de garantir o retorno à normalidade e ajudar a força policial do país em iniciativas de capacitação, como treinamento”, disse Kabera.

Sublinhe-se, o primeiro grupo da força policial para operações de segurança em Moçambique partiu sexta-feira no final do dia, sendo que a mesma é composta por duas unidades, ambas comandadas pelo Superintendente-Chefe da Polícia Silas Karekezi. Uma unidade ficará posicionada em Mueda, enquanto outra vai operar em Afunji.(F.I)

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?