Representam o esforço e o mérito dos atletas, mas muitos sentem curiosidade em saber quanto valem, monetariamente, as medalhas de ouro, prata e bronze dos Jogos Olímpicos.
A estação norte-americana recorda que as medalhas são o resultado do esforço muito soado dos atletas. Por isso, dificilmente estes olham para elas do ponto de vista do seu valor monetário. Mesmo assim, muitos fãs do desporto interrogam-se, por mera curiosidade, acerca do “preço” do ouro, prata e bronze contidos nesses artefactos.
A CNN obteve informação sobre as características de cada uma das três medalhas e avançou com algumas estimativas. Aos preços atuais, a medalha de ouro, se fosse derretida, valeria em torno de 800 dólares. A de prata valeria 450 dólares e a de bronze em torno de 5 dólares.
Segundo a estação, a medalha de ouro não é realmente feita de ouro puro, mas sim de prata banhada a ouro, contendo cerca de seis gramas do metal precioso e “pesando” 556 gramas no total.
Já a medalha de prata é, efetivamente, feita de prata pura e tem um peso de 550 gramas, de acordo com a CNN. Por sua vez, a medalha de bronze é feita com 95 por cento de cobre e cinco por cento de zinco, pesando em torno de 450 gramas.
Mas tudo isto é irrisório quando se trata do mérito dos atletas. A CNN cita Kelly Sotherton, duplamente medalhada com bronze em heptatlo em 2004 e 2008, que assegura que nunca venderá as suas medalhas. “Elas significam muito para mim”, diz. E não é difícil perceber porquê.