A nova Alta Comissária de Moçambique no Reino Unido, Albertina Mac Donald, apresentou terça-feira (08) as suas cartas credenciais à Rainha Elizabeth II do Reino Unido, no Palácio de Buckingham, em Londres.
Falando logo após o evento em um vin d’honneur, a Alta Comissária ressaltou os laços de cooperação, amizade e entendimento mútuo de longa data entre Moçambique e o Reino Unido.
Referiu que desde a independência de Moçambique em 1975, “Moçambique tem beneficiado muito da cooperação com o Reino Unido, tanto a nível bilateral e multilateral, bem como no âmbito da Commonwealth”.
“A nossa cooperação bilateral envolve várias áreas sociais e económicas importantes com grande impacto na vida do povo moçambicano, entre as quais posso destacar a agricultura e desenvolvimento rural; água e saneamento; saúde e segurança alimentar e energia limpa. Estamos incrementando as nossas relações comerciais e de investimento. Compartilhamos valores de boa governação e cooperamos em questões de defesa e segurança que também são de interesse comum”, acrescentou.
Ela ressaltou que “a cooperação com o Reino Unido destaca a importância de aproveitar as capacidades de nossos jovens e raparigas, o papel da formação profissional na criação de empregos, o impacto da melhoria do acesso a mecanismos de financiamento para o auto-emprego, bem como a eficácia de medidas para combater a violência de género”.
A diplomata moçambicana concluiu a sua intervenção afirmando que “a nossa missão no Reino Unido continuará a procurar o reforço das relações políticas, económicas e culturais forjadas ao longo destes 46 anos de amizade entre Moçambique e o Reino Unido, impulsionada por uma parceria de alto nível em benefício tanto dos países como dos povos”.
Já o representante da Rainha, o Marechal do Corpo Diplomático, Alistair Harrison, sublinhou a importância atribuída às relações Reino Unido-Moçambique que descreveu como plenas, ricas e excelentes.
Harrison explicou que é um admirador de Moçambique desde 1966 quando, ainda criança, assistiu às finais do Mundial de 1966 pela televisão onde ficou maravilhado com as habilidades do craque futebolista moçambicano Eusébio.
Acrescentou que teve o privilégio de ver pessoalmente Eusébio a jogar pelo Benfica frente ao Newcastle United, em 1971.
O Reino Unido continua a dar vários passos para fortalecer ainda mais as relações com Moçambique. O primeiro-ministro Boris Johnson nomeou, recentemente, Katherine Fletcher MP como sua enviada especial a Moçambique, e há planos para realizar uma “Semana de Moçambique” no Reino Unido.(AIM)