O Franco-Moçambicano estreia esta quinta-feira, as 18 horas na Cidade de Maputo, “RÉSONANCES”, uma leitura encenada plurilingue dirigida por Lucrécia Paco.
O espectáculo apresenta uma selecção de textos da compilação “10 SUR 10”, traduzidos do Francês para o português pelos alunos do Curso de Tradução da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
Segundo um comunicado publicado da atriz moçambicana, Lucrécia Paco, este projecto, financiado pelo Institut Français, é fruto de uma proposta de Jean Nowak, professor, tradutor e encenador, uma figura central na criação de histórias francófonas voltadas para o ensino e aprendizagem da língua francesa.
Com um elenco de actores, incluindo Adelino Braquinho, Sufaida Moyane, Paulo Jamine, Nélia Gilberto e Joana Mbalango, a peça explora temas como conflitos geracionais, amizade, amor, sonhos e inclusão, numa narrativa envolvente que conecta culturas através da arte e da educação.
Após a estreia, “Résonances” será apresentado em outros pontos de Maputo, conforme indicado no cartaz. Segundo a mesma nota, a entrada é gratuita.