A cidade de Maputo, capital moçambicana, conta a partir de 01 de Agosto, com um sistema de limpeza inovador e ambientalmente sustentável para a recolha de resíduos sólidos.
Trata se de um sistema designado Teka Teka Recicla uma iniciativa conjunta entre o Conselho Municipal de Maputo (CMCM) e a Moz RLF que visa garantir a limpeza das vias de acesso e passeios, através da varredura, seguida pela lavagem do pavimento.
Numa fase piloto, o projecto vai ser implementado nas avenidas de Eduardo Mondlane e 24 de Julho, no distrito Municipal de Ka Mpfumo na cidade de Maputo.
O facto foi dado a conhecer pelo director da MOZ LRF Henriques Hallar numa entrevista a AIM.
“O projecto foi criado especificamente com o objectivo de apoiar o município na recolha dos resíduos sólidos, na remoção, varredura de todos os resíduos sólidos que temos espalhados pela cidade de Maputo”, disse.
Segundo Hallar com a iniciativa pretendem se sensibilizar a promoção da reciclagem dos resíduos sólidos promovendo deste modo a sustentabilidade ambiental.
“O que nós fazemos é a promoção da reciclagem. Nós não fazemos directamente a reciclagem, nós promovemos a reciclagem. Tiramos, fazemos a recolha dos resíduos sólidos de maneiras que facilmente eles sejam reciclados”, disse.
Disse ainda,” em vez de passarem para a lixeira de Hulene ele vai directamente aos que trabalham com o papel. Nós fazemos esta separação desses resíduos, ainda a saírem da fonte”.
Refira-se que, a iniciativa vai beneficiar directamente cerca de 40 catadores de lixo, entre jovens e mulheres que a partir de hoje passam a ter um emprego garantido.