Filipe Nyusi aponta paz como principal conquista

O Presidente da República, Filipe Nyusi, apontou hoje, a paz como uma das principais conquistas durante os 10 anos da sua governação. O Chefe do Estado falava durante a apresentação, na Assembleia da República, do seu último informe anual sobre a Situação Geral da Nação.

“Com profunda emoção e sentimento de dever cumprido, entregamos o país totalmente reconciliado”, declarou, destacando a assinatura, em 06 de agosto de 2019, do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional com a Renamo, o terceiro entendimento e que visava encerrar, definitivamente, o conflito armado que opôs as partes por anos.

Durante o informe, Nyusi anunciou um entendimento com a liderança da RENAMO para construção de um Memorial Nacional da Paz na Serra da Gorongosa, local onde foi acordado o fim das hostilidades, em 2019.

Explicou que o objetivo é fazer da Serra da Gorongosa um ponto de excelência em prol da paz.  “Trocámos esta visão com a liderança da RENAMO. O memorial vai homenagear os protagonistas dos processos de paz em Moçambique e fazer da Gorongosa uma referência nacional e Internacional na construção de paz, tolerância e reconciliação”.

No mesmo informe, que durou quase quatro horas, Filipe Nyusi assumiu que o combate aos raptos, fenómeno que assola o país desde 2011 é um desafio que ainda continua presente, sendo que o seu combate requer proactividade e colaboração de todos. “Este não é um fenómeno simples, constitui um desafio às autoridades nacionais, regionais e mundiais”.

O Presidente da República, falou de resultados encorajadores e de conquistas que devem orgulhar a todos os moçambicanos, reconhecendo, no entanto, que “a caminhada rumo ao desenvolvimento não é linear, pois é constituída por diversos desafios”.

Filipe Nyusi garante que durante os 10 anos de governação, aprendeu lições valiosas que leva para a vida, como ser paciente. “Estou orgulhoso do que conseguimos juntos e confiante de que o legado que deixo continuará a guiar Moçambique”.

O Presidente da República, aproveitou a ocasião para agradecer aos parceiros de cooperação, à sociedade civil, ao judiciário, às Forças de Defesa e Segurança e aos amigos, conhecidos e anónimos, que sempre estiveram com o Governo.

O estadista avaliou o Estado Geral da Nação nos seguintes termos “o país cresce economicamente e a nação caminha resiliente rumo ao desenvolvimento sustentável”.

A comunicação de Filipe Nyusi ao parlamento enquadra-se no estipulado na alínea b) do artigo 159 da Constituição da República, segundo o qual “compete ao chefe do Estado no exercício da sua função informar anualmente a Assembleia da República sobre a situação geral da nação”, recorda-se numa nota da Presidência.

O informe do Chefe do Estado marcou o ponto mais alto do fim da sessão ordinária da nona legislatura que arrancou em janeiro de 2020. Hoje, quinta-feira será dedicado aos discursos de encerramento dos chefes das três bancadas do parlamento.