PR e Venâncio Mondlane acordam implementação de quatro pontos para garantir estabilidade política e social

O encontro havido ontem, em Maputo, entre o Presidente da República, Daniel Chapo e o ex-candidato às eleições presidenciais de 2024, resultou em compromissos importantes para a estabilidade política e social do país. Nas suas redes sociais, Venâncio Mondlane anunciou que foram alcançados consensos para a implementação urgente de quatro pontos dentre os quais,  garantir assistência médica gratuita para todos que tenham tido alguma enfermidade ou trauma no âmbito das manifestações que eclodiram depois da divulgação das Eleições Gerais, realizadas em Outubro do ano passado.

Para além da assistência médica, nos próximos dias será viabilizada uma “Lei de Amnistia para todos os que se encontram detidos no âmbito das manifestações”; também foi acordado a implementação de programas de apoio a iniciativas juvenis nos bairros de todo o país.

Para que estes pontos sejam implementados num ambiente saudável, Mondlane revelou que as partes acordaram trabalhar urgentemente eliminar todos os focos de violência a nível central, provincial e distrital.

O encontro foi para rever o nível de cumprimento dos consensos alcançados no encontro de 23 de Março.

O Governo moçambicano confirmou anteriormente, pelo menos, 80 óbitos, além da destruição de 1.677 estabelecimentos comerciais, 177 escolas e 23 unidades sanitárias durante as manifestações.