Rapto de Jair Abula: Nomano Leck confessa o crime

Nomano Leck, filho do proprietário da agência de viagens Luso Globo não sabe dizer para que esconderijo os seus comparsas terão levado Jair Abdula.

Nomano Leck acaba de confessar o crime do rapto de Jair Abdula, filho do empresário moçambicano Salimo Abdula, ocorrido na passada sexta-feira, (18 de Outubro), em Benoni, África do Sul.

A confissão ocorreu depois da Polícia sul-africana ter encontrado um telemóvel que estava escondido num fundo falso da viatura de Nomano. Depois que o activaram, descobriram mensagens que ele trocou com Bakhir Ayob dando todo o itinerário da viagem do grupo.

Do grupo de amigos, Nomano é o único que estava na viatura sozinho durante toda a viagem que lhes levou à África do Sul. De acordo com fontes policiais, ele já confessou o seu envolvimento e o de Bakhir.

Segundo a Justiça Nacional, que cita fontes policiais, os raptores, logo que tomaram conhecimento da detenção de Nomano Leck, desligaram os seus telemóveis, suspeitando-se que possam ser descartáveis.

Sabe-se, também, que há muita movimentação de advogados para que Nomano Leck seja solto por via de pagamento de caução. A Polícia acredita, por outro lado, que Nomano seja um peão, uma vez que ele não sabe dizer para que esconderijo os seus comparsas terão levado Jair Abdula.

Nomano Kha leck é filho do proprietário da agência de viagens Luso Globo. Ele tinha um negócio de lavagem de viaturas que acabou entregando a Jair Abdala por estar endividado com este. Aliás, diz-se que ele deve a muita gente na praça. Por isso, há quem diga que este rapto pode ter se tratado de um ajuste de contas.

Ainda informações da Justiça Nacional, Nomano teria contado com o seu amigo desde 2009, Bakhir Ayob para esta vingança. Há informações que indicam que as viagens de Nomano à África do sul são frequentes e sempre tem se encontrado com o foragido Bakhir Ayob.

Na África do Sul, Bakhir é associado a muitos raptos de pessoas ligadas a supermercados e que têm negócios com a sua esposa, a filha de Momade Bashir Suleimane, o MBS.

Hoje, segunda-feira, é provável que Nomano tenha se apresentado ao tribunal.

Sabe-se que a filha de MBS tem dito que é divorciada de Bakhir Ayob, mas a Polícia descobriu que ela sempre que viaja à África do Sul, tem se encontrado com Bakhir.

Recorde-se que Bakhir Ayob fugiu de Moçambique em 2013 para a África do Sul. Em Moçambique Bakhir era acusado de ser mandante dos raptos e fugiu quando á havia mandato de captura contra si.

Entretanto, quando se deu o rapto, o jovem Jair Abdula, estava na África do Sul para participar num casamento de um amigo que se realizou no dia 16 de Outubro, em Joanesburgo.

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?