Renamo: Congresso reúne 913 participantes em Maputo

 Horácio João

O VII Congresso da RENAMO que se realiza entre os dias 15 e 16 de Maio corrente, na cidade do Maputo, vai contar com um total de 913 elementos, dos quais 358 são delegados daquele magno evento.

Uma nota assinada pela coordenadora do Gabinete desta efeméride, Gania Mussagy, e que esta tarde foi tornada pública avança ainda que daquele número global, 155 são Delegados Políticos Distritais, 75 convidados e 15 Generais.

O documento em alusão inclui 120 membros do Conselho Nacional, três Delegados Políticos Provinciais, 11 Presidentes do Conselho Provincial, oito Chefes das Bancadas na Assembleia Provincial, três Presidentes de Conselhos Autárquicos, sete vice-presidentes de Assembleia Provincial, entre outros.

Em termos de preparativos, a referida reunião magna deste maior partido da oposição moçambicana inicia com a submissão de candidaturas à Presidência da RENAMO, entre 1 e 7 de Maio, seguido de Conferências Distritais e Provinciais, nos dias 8 e 10. Já o próprio Congresso arranca com a eleição da mesa, do Presidente do Partido, Conselho Nacional, Conselho Jurisdicional Nacional, da Comissão Política e termina com a tomada de posse dos Órgãos Centrais eleitos.

Trata-se do primeiro Congresso que esta for mação política realiza no centro da cidade desde a sua existência, sendo que agora vai analisar processos eleitorais de 2919 e 2023, consolidação da democracia, em termos da descentralização, Paz e Reconciliação Nacional, para além das linhas gerais do manifesto eleitoral para a governação 2025-2029.

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?