Afirma Presidente da Tanzania : Jogadoras de futebol não são atraente para casamento

“A vida de casado é um sonho para eles. Mesmo que um de vocês os leve para casa como esposa, sua mãe vai perguntar se é uma mulher ou outro homem, ”Hassan lançou.

A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, levantou uma grande polêmica nas redes sociais daquele país africano e não só, ao apontar esta semana, as jogadores de futebol “com peito achatado”, que não seriam atraentes o suficiente para poderem se casar.

A presidente Hassan expressou isso no domingo durante uma cerimônia no palácio presidencial, onde recebeu a seleção masculina sub-23, campeã da Copa Cecafa, competição que reúne seleções da África Central e Oriental.

Nesta ocasião, ela defendeu um maior financiamento para o esporte feminino … mas também levantou polêmica ao afirmar que muitas jogadoras de futebol nunca poderão se casar.

“Aquelas com peito achatado, alguém pode pensar que são homens e não mulheres”, disse ela.

“Para casar, o homem quer alguém que seja atraente, uma mulher que tenha as qualidades desejadas”, disse a Presidente e, acrescentou que entre as jogadoras de futebol “essas qualidades desapareceram”.

“Hoje elas nos fazem sentir orgulhosos como nação quando trazem troféus ao país, mas se olharem para o futuro, quando as pernas estiverem cansadas de jogar, quando não estiverem saudáveis ​​para jogar, que vida elas terão?”

“A vida de casado é um sonho para eles. Mesmo que um de vocês os leve para casa como esposa, sua mãe vai perguntar se é uma mulher ou outro homem, ”Hassan lançou.

Essas declarações provocaram indignação nos internautas.

“Os comentários da presidente Hassan sobre as jogadoras de futebol são uma humilhação para todas as mulheres”, disse Catherine Ruge, chefe da seção juvenil do partido de oposição Chadema, naquele país africano.

A fundadora da associação ”Change Tanzania”, Maria Sarungi, fez alusão às pessoas que saudaram a chegada de uma mulher ao poder na Tanzânia. “Então, todos aqueles que apoiaram uma presidência feminina … Samia Suluhu denigre as jogadoras de futebol por terem “seios achatados” e, portanto, não terem a atratividade necessária para poderem se casar”, comentou.

Quém é Samia Suluhu Hassan

Samia Hassan tornou-se presidente da Tanzânia em Março do presente ano,  após a morte do Presidente John Magafuli. Tem 61 anos e, é a única mulher chefe de estado ativa no continente africano, ao lado da presidente etíope Sahle-Work Zewde, mas cujo papel é essencialmente protocolar.

Hassan completará o segundo mandato de cinco anos de John Magufuli, que começou em outubro de 2020, após vencer as eleições gerais. Mas a sua jornada política começou em 2000, quando foi eleita membro especial da Câmara dos Representantes de Zanzibar e nomeada ministra.

Depois de cumprir dois mandatos, concorreu a um lugar no Parlamento em 2010 e venceu a votação com mais de 80%. O então Presidente Jakaya Kikwete nomeou-a ministra de Estado para os Assuntos da União. Em 2014, foi eleita vice-presidente da Assembleia Constitucional e foi redatora da nova Constituição da Tanzânia.

Samia Suluhu Hassan é casada com Hafidh Ameir, que é oficial agrícola aposentado. Eles têm quatro filhos. Sua filha, Mwanu Hafidh Ameir, é membro especial da Câmara dos Representantes de Zanzibar.