Beira conta com novo Hospital Geral

        Horácio João

Um novo Hospital Geral entrou, hoje, sexta-feira em pleno funcionamento na cidade da Beira, província de Sofala, no centro de Moçambique.

Trata-se de uma infraestrutura localizada no periférico Bairro de Mungassa, concretamente ao longo da Estrada Nacional Número Seis, que liga cidade da Beira à vila fronteiriça de Machipanda com o vizinho Zimbabwe.

Compreende 290 camas, três salas para cirurgias e uma área para formação com capacidade para receber 30 estudantes.

O Hospital Geral possui ainda serviços de Imagiologia, dotado de equipamento moderno de Raio X, TAC, Ressonância Magnética e mamografia.

O empreendimento inclui uma lavandaria e cozinha com equipamento de ponta, servindo-se de referência para a população de “Chiveve”, cuja cerimónia de inauguração foi orientada pelo Chefe do Estado moçambicano, Filipe Nyusi.

Nyusi congratulou-se por este êxito, pois, cumpriu assim sua missão de garantir a expansão dos cuidados primários da saúde.

Com entrada em funcionamento deste Hospital Geral, fica definitivamente para a história o então crônico problema de intensa superlotação do Hospital Central da Beira que, vezes sem conta, se apresentava com doentes no chão e nos corredores.

Erguido há mais de 100 anos e com 1020 camas, o Hospital Central da Beira é a maior unidade sanitária da zona centro do país, cobrindo as províncias de Sofala, Manica, Tete e uma parte de Niassa.

Depois da passagem do ciclone tropical Idai, no dia 14 de Março de 2019, o hospital ficou severamente destruído cujas obras de reconstrução foram concluídas recentemente, condicionando sobremaneira o seu funcionamento.

Agora, já se pode viver de alívio, pois, cumpriu-se um dos desideratos do Governo neste quinquênio prestes a terminar, que é o descongestionamento do Hospital Central da Beira.