Governo dos E.U.A. Concede 30 Milhões de Dólares ao PMA para Moçambique

O governo dos E.U.A., através da sua Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), concedeu 30 milhões de dólares ao Programa Mundial da Alimentação (PMA) para combater a insegurança alimentar nas comunidades afectadas pela violência contínua em Cabo Delgado e naquelas afectadas por desastres naturais nas províncias de Sofala e Manica.

O governo dos Estados Unidos é o maior doador do PMA em Moçambique, com um total de 130 milhões de dólares em contribuições desde 2018.

A 15 de Junho, o Embaixador dos E.U.A. em Moçambique, Dennis W. Hearne, e o Director Executivo do PMA, David Beasley, reuniram-se para discutir a parceria entre os E.U.A. e o PMA na abordagem das necessidades dos cerca de 800.000 deslocados internos em Moçambique e das suas comunidades de acolhimento.  “A situação humanitária no norte de Moçambique é preocupante”, lamenta o Embaixador Hearne, num comunicado de imprensa, a que o ZEBRA Teve acesso.

“O Governo dos E.U.A. continua empenhado em apoiar o governo de Moçambique e o povo moçambicano na resposta a esta complexa crise”, afirmou.  Isto inclui ajudar as muitas famílias e comunidades moçambicanas que têm acolhido os seus vizinhos, deslocados das suas casas devido à violência em Cabo Delgado”.

O Director Beasley disse que o PMA está grato por esta generosa contribuição e pelo apoio dos Estados Unidos aqui em Moçambique.  Através da ajuda do PMA para salvar vidas de famílias afectadas pelo conflito, “estamos a plantar

O PMA irá utilizar a maior parte dos 30 milhões de dólares em novos financiamentos para fornecer assistência alimentar de emergência a 116.500 moçambicanos deslocados pela violência em Cabo Delgado, oferecer apoio nutricional a crianças deslocadas, donativos de alimentos e vales de alimentos a 7.600 refugiados.

O financiamento irá cobrir também a logística crítica, coordenação e apoio à gestão da informação do Serviço Aéreo Humanitário das Nações Unidas (UNHAS), bem como assistência alimentar de emergência a mais de 30.000 moçambicanos afectados por ciclones nas províncias de Manica e Sofala.

Os programas de segurança alimentar são uma componente crítica da assistência mais ampla do Governo dos E.U.A. em Moçambique, destinada a satisfazer as necessidades imediatas das comunidades afectadas e a construir resiliência para futuras emergências.

Em estreita colaboração com o Governo moçambicano, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde e da educação, promover a prosperidade económica, e apoiar o desenvolvimento global da nação.

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?