A Renamo exige a anulação das eleições gerais de 09 de outubro e um novo escrutínio, apontando diversas irregularidades no processo.
O presidente da Renamo, Ossufo Momade, afirmou hoje que o maior partido da oposição tem aderido às manifestações com panelas nas janelas, de contestação aos resultados das eleições gerais, convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane.
“A Renamo está a manifestar-se porque a Renamo é o povo (…) Tocamos panelas, essa é que é a manifestação. A Renamo não vai ao encontro daquelas manifestações violentas, aquilo que pode criar problemas para si e para os outros”, disse hoje Ossufo Momade, numa conferência de imprensa, em Maputo, em que exigiu a anulação das eleições gerais de 09 de outubro e um novo escrutínio, apontando diversas irregularidades no processo.
“Porque nós sabemos que manifestação é um direito que todos nós temos, mas não vamos permitir que a manifestação priva os direitos do irmão que está ali ao lado. Que aquele ali, o António, não possa ir trabalhar, que aquela ‘mamã’ que vende o seu tomate não vá ao mercado. Isto nós não concordamos, mas concordamos com uma manifestação pacífica, que vá ao encontro da Constituição da República”, acrescentou Ossufo Momade, que foi também um dos quatro candidatos presidenciais nas eleições de outubro.