SOFALA: Frelimo lança preparativos da campanha eleitoral

Horácio João

A FRELIMO lançou na Beira, nesta quarta-feira, os preparativos da campanha eleitoral que arranca no dia 24 de Agosto, que durante 45 dias vai decorrer em todo o país rumo às Eleições Gerais de 9 de Outubro próximo.

O acto solene foi orientado pelo Carlos Agostinho do Rosário, membro do Comité Central e Chefe adjunto da Brigada Central de Assistência à província de Sofala.

Com efeito, teve lugar o seminário de capacitação dos membros do Gabinete Provincial de Preparação de Eleições e das Brigadas do nível Provincial de Assistência Política aos Distritos de Sofala.

Essencialmente, visa divulgar o Manifesto Eleitoral até na base que, em caso da vitória desta formação política ainda no poder, será transformado em Programa Quinquenal do Governo (PQG) para os próximos cinco anos.

Na sua intervenção, Carlos Agostinho do Rosário defendeu que, basicamente, se pretende, assim, munir os seus correligionários com ferramentas necessárias para uma vitória convincente da FRELIMO e seu candidato presidencial, Daniel Chapo.

Disse que o Manifesto Eleitoral da FRELIMO, com 39 páginas, engloba o desenvolvimento dos diferentes seguimentos da sociedade moçambicana, sendo que maior realce vai para a juventude na promoção do emprego, habitação, desporto, incluindo retomada de actos administrativos na Função Pública.

O documento em alusão tenciona também uma economia sustentável, incentiva o Plano de Estrutura e Reassentamento, assegura a Lei de Ordenamento Territorial, promoção das acções que reduzam as desigualdades sociais, protecção da biodiversidade do ecossistema, entre outros.

Igualmente fazem parte deste objectivo o desenvolvimento das infraestruturas resilientes no combate às mudanças climáticas, garantia da reabilitação e ampliação da Estrada Nacional número um (EN1), que liga o país do Rovuma.

Para o efeito, Carlos Agostinho do Rosário exortou para uma campanha eleitoral pacífica, ordeira e com civismo, divulgando, acima de tudo, as realizações do Governo da FRELIMO e imagem do candidato Daniel Chapo.

Na circunstância, o Primeiro-Secretário do Comité Provincial da FRELIMO em Sofala, Luís Nhanzozo, na qualidade do Chefe do Gabinete Provincial de Preparação das Eleições, apresentou o Relatório exaustivo destas actividades desde a sua criação em Março passado até esta parte.

Para dinamizar cada vez mais o processo de preparação desta campanha eleitoral, Brigadas Provinciais desdobram-se a partir desta quinta-feira a todos os 13 distritos daquela província de Sofala.