UNICEF doa materiais às escolas para prevenção da Covid-19

A fim de mitigar o impacto da 3ª vaga da COVID-19 nas escolas, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) efecturam na manhã de hoje (21 de Julho), em Maputo, a entrega de materiais a escolas, para a prevenção da COVID-19, nas Províncias de Maputo, Inhambane Tete e Cidade de Maputo. A Vodacom, SA junta-se a este esforço com a doação de baldes para as mesmas províncias.

A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Rita Namashulua, presenciou a entrega do donativo que inclui 1,100 kits de higiene (baldes com tampa, sabão, pulverizadores de desinfectante, cartazes) e 220,000 máscaras, enquanto o donativo da Vodacom, SA inclui 1,100 kits de lavagem das mãos, favorecendo 110,000 crianças e professores.

Desde 22 de Março 2020, quando foi reportado o primeiro caso confirmado de COVID-19 em Moçambique, o UNICEF tem acompanhado a luta contra esta pandemia no país nos vários sectores, nomeadamente educação, saúde, água e saneamento, protecção da criança, protecção social e comunicação.

No Sector da Educação, o UNICEF colabora com o MINEDH no seu esforço de preparação e implementação do Plano de Resposta à COVID-19 no Sector da Educação, incluindo a campanha de sensibilização, a continuidade de aprendizagem durante o encerramento, a reabertura segura das escolas e a recuperação de aprendizagem, com os fundos da Parceria Global para Educação, da Noruega, do Canadá, da Coreia (KOICA), do Mecanismo Educação Não Pode Parar, e de seus fundos próprios, provenientes do Fundo Humanitário do UNICEF, Governo dos Países Baixos (DGIS), da USAID, assim como da Suécia.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em regiões mais difíceis do mundo, para alcançar as crianças mais desfavorecidas, para salvar as suas vidas, defender os seus direitos e as ajudar a atingir o seu verdadeiro potencial.

Presente em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todo o lado, todos os dias, para construir um mundo melhor para todos.

No acto da receção do material, Carmelita Namashulua, titular da pasta da Educação e Desenvolvimento Humano, enalteceu os feitos dos parceiros em prol de uma educação inclusiva, patriótica e de qualidade e bem-estar das crianças.

Acrescentou que o Unicef tem recebido pedidos de apoio do MINEDH e responde prontamente, bem como mobilizar outros parceiros, constituindo assim  mais uma prova do seu engajamento e comprometimento com a causa da educação das crianças.

“Por esse facto, gostaria em nome das crianças no nosso país e do Governo reiterar a nossa satisfação e gratidão pelo apoio que nos têm prestado, na esperança de ver cada vez mais reforçada a mobilização de outros apoios”, disse, garantindo que o MINEDH tudo fará para que este donativo chegue às crianças destinatárias para se prevenirem da doença.