Lizha James supera luto e retoma projectos de Bang

A CANTORA e atriz Lizha James, retomou os projectos do seu esposo Bang (Adilson Mourinho), como formam de imortalizar os seus sonhos, mostrando aos fãs e público em geral que está a superar o luto de forma positiva.

O lançamento há dias, em Maputo, do “Nakufeva”, o primeiro seriado da família Bang Entretenimento, foi a primeira aparição pública da cantora, quatro meses depois da morte do esposo.

Na cerimónia do lançamento do seriado, Lizha pediu críticas, elogios e ensinamento ao povo moçambicano, para que o novo trabalho alcance os objectivos pelos quais foi projectado. O seriado  é da autoria de Adilson Morinho (Bang) e, está já a passar aos domingos, as 19.30 na @stronglive.tv DSTV canal 707, Gotv canal 92.

Neste trabalho contracenam Lizha James e o Bang. Trata-se de uma história contada, cantada, escrita, filmada e produzida, mas baseada em factos reiais. Nomes sonantes da cultura e entretenimento a nível nacional foram convocados como actores para participar deste espetáculo cinematográfico. Dentre eles destacam-se Loyd Kappas, Doppaz, e o próprio Bang, uma vez que as gravações decorreram quando ele estava vivo e participa como um dos personagens principais.

Falando aos convidados ao lançamento do seriado, Lizha James disse que este era um dos sonhos do seu esposo, que já era esperado pelos moçambicanos com muita expectativa. “Todos os seus planos estavam virados para este projecto”, disse, a cantora assegurando que virão muito mais capítulos deste seriado, mas é claro que vai precisar muito da ajuda do povo, através  de críticas, elogios e ensinamentos.

Segundo Lizha James, esta, foi a última obra do seu esposo. “Ele fez com muito carinho, então recebam o amor que ele quis transmitir a todos nós”, disse, dirigindo-se não só aos presentes no acto do lançamento, mas a todos os moçambicanos.

A cantora, revelou que todos os dias pede a Deus para que lhe fortaleça por forma a conseguir dar continuidade a todos os projectos deixados pelo seu esposo. “Dar continuidade ao legado do Bang é a minha razão de viver e é isso que fortalece a mim e a minha filha. Todos os dias trabalhamos para a concretização dos sonhos deles”, afirmou.

Lizha conta que a ideia do seriado foi uma iniciativa do Bang, uma vez que ele, tinha uma grande paixão pelas histórias que marcam o dia- a- dia dos moçambicanos. “Ele sabia que os moçambicanos querem ver a sua história, dai que todo o seriado é recheado de conteúdo local”, afirma Lizha, sublinhando que de tanta aposta no conteúdo local, STRONG LIFE é uma televisão que busca conteúdos locais.

 

Biografia

Elisa Lisete James Humbane, popularmente conhecida como Lizha James, nasceu a  12 de dezembro 1982, na capital moçambicana. Seu estilo de música inclui uma mistura de ritmos como Marrabenta, Ragga, R&B e Hip hop. A jovem cantora, também é notória pelo estilo de Moçambique Dzukuta Pandža. Foi por dois anos consecutivos indicada como uma das artistas mais bonitas de Moçambique.

Filha de Jaime James Humbane e Fernanda Madalena, Elisa começou a cantar, como parte da Igreja Metodista, Igreja Metodista Unida. De acordo com o pai dela, Elisa é o nome de sua tia que também cantava.

A mae tambem conta que Elisa, nunca foi uma garota problemática, sempre esteve voltadas para os estudos e a religião. No entanto, aos 14 anos o seu gosto musical mudou completamente, quando ela incorporou o grupo Electro Base ao estilo de house music.

A sua carreira ganha um impulso apenas quando Elisa começou a perfomar solo, lançando seu primeiro álbum em 2000, “Watching You”. Dois anos depois, ela começou a trabalhar como modelo de impressão para empresas como Coca Cola, Sabco; Mcel; King Pie, etc.

Rainha do Ragga

Em 2005, Lizha lança o seu segundo álbum um grande sucesso – Rainha do Ragga, que inclui sucessos como “4 all ya”. Em 2006, com o clip de vídeo para esta canção, Lizha é premiada com o Melhor Vídeo Feminino no Channel O Music Video Awards.

Sentimentos de Mulher, foi o terceiro álbum lançado pela Lizha James e possui mais crescimento musical com uma mistura de misturas de Marrabenta e Ragga. Singles mais populares do álbum incluem canções como “Lutas Entre Familias” e “Aniguiri” que apresentam brilhante mistura de diferentes géneros de música.

Em 2007, ela é novamente premiada com o Channel O Music Video Awards de Melhor Vídeo na categoria R&B, e Afro Music Channel Grammy de melhor música com a canção “Nuna wa Mina” (“Meu marido”).

Em 2008 ela é novamente premiada com o Prêmio Channel O Music Video Awards para Melhor vídeo feminino, para a canção “Nita Mukuma Kwini” (“onde encontrarei?”).

Durante este período, Lizha fez diversas parcerias com cantores como Sul Africano Mandoza, Loyiso e Kabelo. Em 2009, foi premiada com o Melhor Artista da África Austral para a música “Estilo xakhale”. A canção foi uma colaboração com artistas Sul-Africanos Loyiso e Kabelo.

Em 2010, ela gravou uma música com a cantora brasileira, Alcione “És Meu” para a parte II do seu álbum de Sentimentos de Mulher. Para o mesmo álbum, ela gravou sua versão para o aclamado música moçambicana “Totte”, remixagem dos sons de jazz com Jimmy Dludlu.

 

Bang Entretenimento

Bang Entretenimento é a empresa de entretenimento e etiqueta da familia,  que promove músicas moçambicanas e ajuda a organizar eventos no país. O rótulo usado para ter muitos dos mais famosos artistas moçambicanos como, Valdimiro José, Dama do Bling, Ziqo, Denny OG e Marlenne.

 

Casamento

Em 2010, Lizha James ficou noiva e se casou com seu namorado de longa data e produtor musical, Bang. Seu casamento contou com a presença de famosos artistas africanos, como Anselmo Ralph, Gilberto Mendes, entre outros. Após o casamento, Lizha deu à luz uma menina.

Em 2011, Lizha lança “Nandi We”, uma canção que fala sobre a violência doméstica, e no mesmo ano, “Stop Trafico”, financiado pela Embaixada dos EUA em Moçambique e fala sobre o tráfego de crianças e dá a conscientização das pessoas sobre este problema real, não só em Moçambique.