Horácio João
Um grupo de Homens fortemente armados ainda a monte, e fazendo-se transportar de uma camioneta, incendiou oito viaturas ao princípio da manhã desta terça-feira, dia 8 de Abril de 2025, ao longo da Estrada Nacional Número Um, que liga o país do Rovuma ao Maputo.
Na ocasião, outro nono camião foi crivado de balas, deixando traumatizado o condutor deste veículo, que transportava mercadoria perecível, entre cidades de Quelimane e Maputo.
O delito foi praticado na Localidade de Ndoro, área da jurisdição do Distrito de Caia, na Província central de Sofala.
Relatos de testemunhas oculares abordadas pela zebrando avançam que os criminosos, inicialmente, abordaram um automobilista que circulava naquela faixa de rodagem, exigindo o pagamento de uma falsa taxa de portagem no valor de cinquenta mil meticais, tendo o visado reagido positivamente e seguiu viagem ao seu destino.
O mesmo não aconteceu com um camionista, que circulava no sentido sul-norte do país, transportando seis automóveis ligeiros pelas péssimas condições de manutenção desta via.
Devido a sua resistência em não pagamento da dita portagem clandestina, os meliantes atearam fogo em todas as seis viaturas carregadas incluindo respectivo camião, totalizando sete veiculos-automóveis carbonizados.
Em seguida, um camião que circulava no sentido oposto, norte-sul de Moçambique, mas carregado de toros de madeira, foi igualmente reduzido a cinzas, pelos mesmos motivos, totalizando oito viaturas completamente destruídas.
Depois deste episódio que, entretanto, não resultou em danos humanos, os bandidos em alusão puseram-se em fuga para parte incerta, através da sua viatura, tendo originado o pânico, com a paralisação do tráfego rodoviário por uma longa fila e horas a fio.
As nossas fontes consubstanciaram ainda que antes deste acto criminoso, os mesmos indiciados assaltaram um comerciante nesta segunda-feira baseado em Ndoro, tendo roubado avultadas somas de dinheiro.
Acto contínuo se registou também naquela Estrada Nacional número um, concretamene na madrugada desta terça-feira, no Posto Administrativo de Chimuara, distrito de Mopeia, na Zambézia, em que moradores pernoitaram nas matas, receando incursões daqueles malfeitores.
Sobre o facto, autoridades das Forças da Defesa e Segurança afirmam estar no encalce destes indivíduos que semeiam a desordem naquela Estrada Nacional número Um, que constitui uma verdadeira “espinha dorsal” do país, com um intenso tráfego.