“Diálogo é o caminho mais curto para o alcance da paz e o desenvolvimento”

O Administrador do distrito de Manjacaze, província de Gaza, sul de Moçambique, Eceu da Novidade Angélica Muinga, acredita que o segredo para o progresso do país está numa palavra simples, mas poderosa: diálogo.

Durante a entrevista com a equipe da revista Ágora, no seu gabinete de trabalho, o dirigente defendeu que a paz e a reconciliação só serão duradouras se cada cidadão cultivar o respeito pelo outro e a harmonia no dia a dia.

“Como moçambicanos, precisamos de viver em harmonia ec acima de tudo de reconciliarmo-nos e olharmos para o futuro com esperança. Onde há diálogo, há paz, e onde há paz, há desenvolvimento”, afirmou.

Muinga lamentou que o distrito esteja a enfrentar uma “onda silenciosa” de suicídios, que segundo ele resulta da falta de diálogo e de paz interior, portanto, para mudar esse cenário, o administrador tem apostado em reuniões populares, comícios e encontros com líderes religiosos, buscando fortalecer o sentido de comunidade. “Temos pedido aos pastores e líderes religiosos que sejam mensageiros do diálogo. Precisamos unir as pessoas, diminuir a maldade e cultivar o perdão”, reforçou.

O Administrador, lembrou que a celebração do Dia da Paz, a 4 de outubro, deve servir para reflectir sobre o que ainda falta para que o ideal de reconciliação se torne uma prática constante. “A paz não é apenas um feriado, é um compromisso diário com o outro”. sublinhou.