Paz no Sudão do Sul: Moçambicano Nelson Moda confiante no sucesso da missão de que é integrante

Horácio João

O académico moçambicano, Nelson Moda, integra a mediação internacional na busca de paz definitiva no Sudão do Sul, cuja iniciativa foi oficialmente lançada ontem na cidade de Nairobi, capital da República de Quénia.

Nelson Moda que revelou telefonicamente este facto, nesta sexta-feira em exclusivo à Revista ÁGORA, a partir de Nairobi, Quenia, disse que agora na mesa do diálogo sobre a paz no Sudão do Sul, a Comunidade de Sant’Egídio está na linha da frente entre os mediadores, beneficiando-se da sua boa experiência durante a mediação em Moçambique da guerra civil de 16 anos, entre Governo e RENAMO, que culminou com assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP), em Roma, no dia 4 de Outubro de 1992.

Nelson Moda consubstanciou que ele faz parte desta missão estrangeira na busca da paz naquele território africano na qualidade do Coordenador da Comunidade de Sant’Egídio em Moçambique.

Trata-se de uma agremiação da Igreja Católica sediada em Roma, na Itália, que, neste momento, é vista, no mundo inteiro, como exemplo na mediação de conflito internos em alguns países.

Tal coloca o Governo queniano na liderança da mediação, sendo o Presidente daquele país, William Ruto, sido indicado como Mediator-chefe, através da sua representação pelo reformado General Lázaro Sumbeiywo.

Ainda ontem, por ocasião deste acto solene na mediação deste conflito interno no Sudão do Sul, que dura cerca de duas décadas, para além da presença do presidente da República do Quénia, estiveram igualmente o Chefe do Estado do Malawi, Lazarus Chakwera, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, da Namíbia, Nangolo Mbumba, e da República Centro Africana, Faustin-Archange Touadera.

Nelson Moda é escritor e em 2023 lançou a obra “Xirico: vozes de paz em Moçambique”, onde conta  histórias sobre a guerra dos 16 anos em Moçambique.

Xirico, título da obra, é nome de um pássaro dado ao rádio que era usado no período pós-independência no país e através do qual eram veiculadas informações sobre a guerra dos 16 anos.

Foi sobre esta guerra que Nelson Moda decidiu ouvir parte dos seus intervenientes e através das suas histórias relembrar o período de terror vivido por vários moçambicanos.

Nelson Moda foi o primeiro doutorado em Língua, Cultura e Sociedade pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanidade da Universidade Zambeze (UniZambeze), em Agosto de 2023, na Beira, província de Sofala.

Nelson Castiano Chigande, seu nome oficial, nasceu em 1984, em Nhamatanda. É especialista em Comunicação para a Coesão Social e Paz no projecto com a União Europeia, nas províncias de Cabo Delgado e Nampula; Mediador de Conflito para a Paz no Sudão do Sul; Representante Provincial da Comunidade de Sant’Egidio em Sofala; Tradutor Oficial da Língua Inglesa-Portuguesa e vice-versa.

O mediador é doutor em Língua, Cultura e Sociedade na Universidade Zambeze; Mestre em Administração e Gestão Educacional na Universidade Pedagógica; Concluiu o curso de Língua e Cultura Italiana em Roma na Società Dante Aglieri; Licenciado em Ensino de Inglês na Universidade Pedagógica – Delegação da Beira e frequentou a Universidade Católica na Faculdade de Educação e Comunicação no Curso de Ensino de Português Ensino a Distância.

 

English EN Portuguese PT
× Como podemos ajudar?