Acaba de ser raptado o dono da Luxu Brindes

Mais um empresário foi raptado esta tarde na cidade de Maputo, capital moçambicana. Trata-se do dono da Luxu Brindes, um estabelecimento comercial situado no bairro do Alto-Maé. O empresário foi raptado por um grupo de quatro homens armados, em frente a sua loja.

Segundo testemunhos e vizinhos da loja, os raptores vinham numa viatura ligeiro e dispararam pelo menos sete tiros para dispersar as pessoas que procuravam todas as formas de impedir o rapto.

Os mesmos vizinhos da Luxu Brindes contaram à nossa reportagem que este é o segundo rapto a acontecer nesta mesma família. Este, é o terceiro registo de rapto na capital moçambicana em menos de 90 dias.

Moçambique tem sido palco, nos últimos dez anos, de vários crimes transnacionais, como os raptos, tráfico de drogas e branqueamento de capitais.

Entretanto, Presidente da República, Filipe Nyusi, pediu na última quarta-feira à polícia da República de Moçambique (PRM), para apresentar pelo menos um mandante dos raptos ao público. Filipe Nyusi fez este apelo na abertura do 34º Conselho Coordenador do Ministério do Interior.

“O crime de rapto continua um desafio para o nosso Serviço Nacional de Investigação Criminal e, em geral, para a corporação da lei e ordem, mas tragam pelo menos um mandante e acreditem que a narrativa vai mudar. Os mandantes são muitos medrosos. Basta tomarmos uma certa medida coerciva, logo fogem. Alguns inventam viagens de repente e não mais regressam, são esses”, acusa Filipe Nyusi.

É que com vários casos de raptos registados nos últimos dias, a polícia tem elementos suficientes para estudar e desenhar melhores estratégias de combater este mal que está a afugentar investidores do país.