Joe Biden desiste da corrida às eleições Presidenciais norte-americanas de 2024
Biden endossou a sua vice-presidente, Kamala Harris para substituí-lo na corrida, decisão não apoiada por Barack Obama que defende que os democratas escolherão ‘excelente candidato’
O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden está a desistir da campanha eleitoral, uma decisão importante que prejudica a corrida presidencial de 2024.
“Acredito que é do melhor interesse, do meu partido e do país que eu renuncio e quero me concentrar apenas em cumprir meus deveres como presidente da República para terminar o meu mandato”, disse Biden num comunicado.
“Foi a maior honra da minha vida servir América como presidente”, escreveu o Presidente de 81 anos numa carta notável que dirigiu aos seus compatriotas americanos.
“Falarei à nação ainda esta semana com mais detalhes sobre minha decisão”, escreveu Biden.
“Quero agradecer à vice-presidente Kamala Harris por ser uma parceira extraordinária em todo esse trabalho. E deixe-me expressar meu sincero agradecimento ao povo americano pela fé e confiança que depositou em mim”, disse Biden.
Cerca de meia hora depois, Biden endossou a sua vice-presidente, Kamala Harris para substituí-lo. “Hoje quero oferecer meu total apoio e endosso para que Kamala seja a candidata do nosso partido este ano”, escreveu Biden. “Democratas – é hora de se unir e vencer Trump. Vamos fazer isso”.
Lembre-se que Joe Biden desiste após um desempenho de debate tropeço que alarmou amplamente os democratas sobre a aptidão do presidente de 81 anos para o cargo e a capacidade de derrotar o ex-presidente Donald Trump.
Barack Obama não endossa Kamala Harris
O ex-presidente Barack Obama não endossou Kamala Harris e diz que os democratas escolheriam um “candidato excepcional” não identificado em sua primeira declaração sobre o afastamento do Presidente Biden da corrida eleitoral.
“Navegaremos em águas desconhecidas nos próximos dias”, disse Obama, de 62 anos. “Mas tenho uma confiança extraordinária de que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual saia um candidato de destaque.”
Alguns democratas temem que Harris, a vice-presidente de 59 anos, possa diminuir ainda mais as chances do partido contra o ex-presidente Donald Trump, 78, mas “Acredito que a visão de Joe Biden de uma América generosa, próspera e unida, que ofereça oportunidades para todos, estará em plena exibição na Convenção Democrata em agosto. E espero que cada um de nós esteja preparado para levar essa mensagem de esperança e progresso adiante em novembro e além”, disse Obama.
“Por enquanto, Michelle e eu só queremos expressar nosso amor e gratidão a Joe e Jill por nos liderar tão habilmente e corajosamente durante esses tempos perigosos – e por seu compromisso com os ideais de liberdade e igualdade em que este país foi fundado.”
Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, continua sendo um dos líderes mais respeitados entre os democratas e sua falta de um endosso a Harris pode prejudicar a sua candidatura e incentivar implicitamente o surgimento de novos candidatos.
Biden desistiu depois que Obama e outros líderes democratas, incluindo o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (D-NY), e a ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi (D-Calif) expressaram reservadamente preocupações de que o presidente em exercício levaria os democratas a uma derrota esmagadora.
Fonte: Ther Washington Post