Pelo menos seis réus tem problemas de saúdenomeadamente, Inês Moiane, Ângela Leão, Zulficar Hamad, Renato Matusse, Sérgio Namburete e Ndambi Guebuza.
A ré Inês Moiane desmaiou há pouco minutos, na tenda anexa reservada para os réus. Sabe-se que a ré não goza de boa saúde. São no total seis os réus com problemas de saúde na tenda da B.O que julga o caso das dívidas ocultas.
Ainda na manhã de hoje, o réu Zulficar Hamad, implorou para que o juiz o deixasse abandonar a sessão para se dirigir ao hospital por não se sentir bem.
Outra ré que também apresenta problemas de saúde é Ângela Leão que terá tido uma queda no estabelecimento prisional onde se encontra encarcerada, na Cadeia Civil de Maputo. Diz-se que parece tratar-se de um problema neurológico.
Os seis réus com problemas de saúde são Inês Moiane, Ângela Leão, Zulficar Hamad, Renato Matusse, Sérgio Namburete e Ndambi Guebuza. A ré Inês Moiane caiu na tenda da B.O. quando caminhava da sala de sessões de audiência para uma outra sala reservada aos co-réus, onde pretendia passar a refeição. No mesmo instante foi socorrida por agentes de segurança em serviço neste julgamento.
Informado sobre a ocorrência, o juiz interrompeu a sessão e dirigiu-se a tenda onde conversou com a ré ordenando que ela fosse evacuada de emergência para o hospital. Antes de ser levada na viatura pelo sobrinho e co-réu Elias Moiane, Inês Moiane foi assistida por um técnico de saúde afecto à penitenciária.
Há informações que indicam que Inês Moiane invocou problemas de saúde ainda nas primeiras horas de hoje alegando, entre outros, que teria aplicado uma prótese, mas o juiz exigiu comprovativo médico que ela não apresentou.
Hoje, o julgamento foi marcado por ausência de advogados que faltaram em bloco.
NOTÍCIAS/ZEBRA/RM