Ciclone Jude: PR diz que a prioridade é a assistência humanitária

Daniel Francisco Chapo, Presidente da República, considera que a prioridade neste momento é garantir a assistência humanitária e retirada da população das zonas afectadas pelo ciclone tropical Jude, que atinge o norte de Moçambique deste a manhã de 10 de Março.

Para ver de perto o nível de estragos, o Chefe do Estado sobrevoou sábado, as áreas fustigadas pelo ciclone na província de Nampula. De acordo com a última actualização feita pelas autoridades moçambicanas, a passagem do ciclone Jude por Moçambique fez 16 mortos e afectou mais de 302 mil pessoas.

Na ocasião, Daniel Chapo garantiu que foi feita a distribuição de alimentos para a população, nomeadamente crianças que já não comiam há mais de três dias.

“Conseguimos colocar lá arroz, fizeram imediatamente as papas quentes, alimentaram-se e também continuamos a fazer esta assistência para as populações que estão sitiadas e que estão a ter assistência via aérea”, detalhou.

Os dados apresentados pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres dão conta da destruição de mais de 70 mil casas, cerca de 1000 ficaram inundadas e 134 edifícios de culto e centenas de escolas foram afectadas. Há ainda dezenas de pontes, aquedutos e milhares de áreas agrícolas fustigadas pelo ciclone Jude.